A educação superior da mulher, do livro A Voice from the South: By a Black Woman of the South (1982) de Anna Julia Cooper

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i3.a66663

Palavras-chave:

Anna Julia Cooper, Ensino Superior, Feminismo Negro, Interseccionalidade, Sociologia Clássica.

Resumo

O texto “A educação superior da mulher”, de Anna Julia Cooper, publicado originalmente no livro A Voice from the South: By a Black Woman of the South (1892), apresenta uma defesa contundente da importância do acesso das mulheres, especialmente mulheres negras, ao ensino superior. Cooper, a partir de uma análise crítica das limitações históricas impostas às mulheres na educação, argumenta que o avanço intelectual, moral e espiritual das mulheres contribui diretamente para o progresso da sociedade como um todo. A autora contesta discursos patriarcais e racistas que legitimaram a exclusão feminina da vida intelectual, com o resgate de experiências históricas de mulheres instruídas desde a Antiguidade até o século XIX. O texto também denuncia a desigualdade de oportunidades vivida por mulheres negras nas instituições de ensino e conclama à ação efetiva para ampliar o acesso e permanência dessas mulheres nas universidades. Embora escrito no século XIX, o ensaio permanece atual ao problematizar a intersecção entre raça, gênero e educação, sendo pioneiro na formulação de ideias que mais tarde fundamentaram os estudos da interseccionalidade. Neste texto, traduzido pela primeira vez para o português, é possível perceber as potencialidades, os limites e as idiossincrasias do argumento de Cooper, o que nos ajuda a compreender os embates intelectuais de sua época.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Julia Cooper, Frelinghuysen University

    Anna Julia Cooper (1858–1964) foi uma educadora, escritora e ativista norte-americana. Nascida escravizada nos Estados Unidos, formou-se em Matemática e tornou-se uma das primeiras mulheres negras a obter um doutorado. Presidiu a Universidade Frelinghuysen, voltada ao ensino de estudantes afro-americanos, e destacou-se como pensadora pioneira do feminismo negro. Seu livro A Voice from the South (1892) é considerado um marco na teoria da interseccionalidade.

  • Ingrid de Aquino Godinho, Universidade Federal Fluminense

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa.

  • Juliana Vinuto Lima, Universidade Federal Fluminense

    Professora do departamento de sociologia, do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Trajetórias e Perspectivas

Como Citar

A educação superior da mulher, do livro A Voice from the South: By a Black Woman of the South (1982) de Anna Julia Cooper. (2025). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 57(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i3.a66663