Entrevista com James Ferguson (Jim) realizada por Fernando Rabossi e Roberto Kant de Lima em Niterói, Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a67868Palavras-chave:
James Ferguson, Antropologia do Desenvolvimento, Teoria Antropológica, Trajetória.Resumo
No ano de 2010, James Ferguson visitou o Brasil a convite do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos, coordenado por Roberto Kant de Lima, professor do Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense, quando proferiu uma palestra no 34o Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-graduação em Ciências Sociais. Nessa mesma visita, visitou a Universidade Federal Fluminense em Niterói. Na praia de Itaipú, concedeu uma entrevista aos antropólogos Roberto Kant de Lima e Fernando Rabossi, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, publicada no número 30 da Antropolítica, Revista Contemporânea de Antropologia, em 2011. No contexto do volume 57, número 2, que homenageia James Ferguson, na triste ocasião do seu falecimento no dia 12 de fevereiro de 2025, republicamos a entrevista em português e em inglês para, além de prestar homenagem, recuperar temas importantes da teoria antropológica. James Ferguson foi um antropólogo norte-americano, formado em Antropologia Social na Harvard University, cuja obra é amplamente reconhecida no campo da antropologia econômica e política, na Antropologia do Desenvolvimento e na teoria antropológica de forma mais geral. Todos esses temas são abordados nesta conversa, na qual esperamos poder recuperar um pouco do que foi a trajetória de James Ferguson.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 James Ferguson, Fernando Rabossi, Roberto Kant de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.