Apresentação: Tecendo mundos em disputa: conhecimentos tradicionais, cosmologias e a gestão de áreas de interesse ecológico na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a68408

Palavras-chave:

Áreas de interesse ecológico, Comunidades tradicionais, Conflitos socioambientais.

Resumo

O dossiê Conhecimentos Tradicionais e Gestão de Áreas de Interesse Ecológico: estudos de caso sobre disputas e conflitos na América Latina explora a complexa relação entre conhecimentos tradicionais, cosmologias e a gestão de áreas de interesse ecológico na América Latina. Com esse dossiê, busca-se destacar como os modos de vida de povos e comunidades tradicionais são impactados por modelos de gestão ambiental associados aos Estados Nacionais. Esses modelos frequentemente geram conflitos entre as práticas locais de manejo dos ecossistemas e as regulamentações oficiais, resultando em novas formas de ativismo e resistência. O dossiê apresenta estudos de casos que ilustram as tensões e estratégias de resistência empregadas por essas comunidades diante de pressões das políticas de conservação que ameaçam seus territórios e modos de vida. Os cinco trabalhos reunidos discutem os impactos desses conflitos no ambiente, na paisagem e nas dinâmicas de uso e gestão dos territórios. Além disso, enfatizam a importância de reconhecer e valorizar os conhecimentos tradicionais para a sustentabilidade e resiliência dos ecossistemas, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e degradação ambiental. No mais, o dossiê também aborda a complexidade das relações entre humanos e não humanos, destacando a necessidade de uma reavaliação crítica das ontologias e epistemologias hegemônicas. Desse modo, o dossiê está inserido em um campo de pesquisa vibrante, com contribuições teóricas e conceituais da antropologia e ciências sociais contemporâneas, pois busca oferecer uma visão abrangente e aprofundada das questões abordadas, ressaltando a relevância e a urgência de debater os conhecimentos tradicionais e a gestão de áreas de interesse ecológico na América Latina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Colaço Dias Neto, Universidade Federal Fluminense

    Professor associado da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense.

  • Carlos Santos Cardozo, Universidad de la República

    Professor adjunto no Departamento Interdisciplinario de Sistemas Costeros y Marinos do Centro Universitario Regional del Este. Doctor em Ciencias Sociales pela Universidad Nacional de General Sarmiento.

  • Carmen Andriolli, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

  • Luciana Loto, Universidad Nacional de Moreno

    Professora adjunta da Universidad Nacional de Moreno e Pós-doutoranda pelo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas e Universidad Nacional de Moreno. Doutora em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALMEIDA, Mauro William Barbosa de. Direitos à floresta e ambientalismo: etnicidade e “populações tradicionais” na Amazônia. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 33-109, 2004.

DE LA CADENA, Marisol. Earth Beings: Ecologies of Practice Across Andean Worlds. Durham: Duke University Press, 2015.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Luís Roberto. Direito Legal e Insulto Moral. Dilemas da Cidadania no Brasil, Quebec e EUA. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

COLAÇO, José; MOTA, Fabio Reis. O Mercado e o Estado: uma etnografia sobre direitos de pescadores em Portugal e no Brasil. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 59-74, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.15210/tes.v11i1.25160. Acesso em: 19 jun. 2025.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Cultura com aspas e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

Downloads

Publicado

2025-08-03

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Apresentação: Tecendo mundos em disputa: conhecimentos tradicionais, cosmologias e a gestão de áreas de interesse ecológico na América Latina. (2025). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 57(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica2025.v57.i1.a68408