O candomblé na Europa: fluxos e refluxos entre Brasil, Itália e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2020.0i48.a42087Keywords:
Transnacionalização, Candomblé, Campo Social, Europa.Abstract
Este artigo investiga a transnacionalização do candomblé na Europa a partir das relações entre os membros de uma mesma linhagem religiosa que se encontram no Brasil, na Itália e em Portugal. Utilizando-se do conceito de campo social transnacional, pretende evidenciar a circulação e a direção dos fluxos de bens materiais e simbólicos entre os países, que nos podem revelar dinâmicas e estratégias dos seus integrantes. Em seguida visa discutir as percepções desses membros em relação aos irmãos de santo e parentes de nacionalidades diferentes, percepções estas decorrentes das estadias e dos períodos de convivência, a fim de compreender os modos como esses integrantes constroem diferenças e semelhanças entre si.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.