Mobilidades marginais na “era das facções”: entre trabalho, família e crime

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a48272

Keywords:

migration, border, northeast

Abstract

Neste artigo, abordamos como mobilidades de jovens se entrelaçam com redes familiares, laborais e criminais. Observamos as relações de regimes de mobilidades com tensões cotidianas atravessadas por conflitos entre polícias e facções nas periferias urbanas de Alagoas. Destacamos dois repertórios de mobilidades, expressos na forma de evacuações ou migrações, intermediados: (1) por instrumentos jurídicos e acesso da família a advogados, a partir do sistema de justiça juvenil e (2) por meio do agenciamento de relações familiares. Os garotos em questão fugiam de grupos de extermínio formados por policiais, em dois diferentes estados do Brasil. Perguntamos como redes estatais, mercantis e familiares se relacionam com movimentos de trabalhadores e bandidos entre “sertões” e “fronteiras”. Destacamos como eles moldam equilíbrios instáveis de poder, afeições e regulação de conflitos nas margens urbanas em cidades de Alagoas e outras cidades do Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Rodrigues, Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas

Professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas e visiting fellow no Latin American and Caribbean Centre da London School of Economics. Líder do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações. Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília.

Adson Amorim, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, membro do Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações da Universidade Federal de Alagoas e do Núcleo de Pesquisas Urbanas da Universidade Federal de São Carlos.

Published

2022-08-01

How to Cite

Rodrigues, F., & Amorim, A. (2022). Mobilidades marginais na “era das facções”: entre trabalho, família e crime. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(2). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a48272