“Estamos falando de quem chega a ter bi, eles não têm medo de pegar o coronavírus”: as festas e a pandemia, o que classe tem a ver com a percepção do que é um risco?
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i53.a49557Keywords:
Sociedade de Risco, Sociedade de Classe, Elites, Estratificação, PandemiaAbstract
O presente artigo é parte de uma pesquisa sobre os impactos da pandemia entre DJs e músicos. A reflexão aqui proposta emergiu em uma das entrevistas realizadas para a referida pesquisa e o resultado aqui apresentado pode ser visto como um artesanato intelectual (no sentido de Wright Mills) que combina a entrevista com uma pesquisa em materiais jornalísticos on-line sobre a percepção e os efeitos da pandemia. O texto está dividido em duas partes. Na primeira parte, abordo as implicações teóricas e metodológicas envolvidas no estudo das elites. É dedicada especial atenção as dificuldades de acesso às elites, as consequências políticas, científicas e epistemológicas de uma agenda de pesquisa sobre as elites e como tais questões necessitam não só de ecletismo metodológico, mas também de criatividade para lidar com as dificuldades específicas da produção de conhecimento sobre grupos em que a assimetria de poder entre pesquisador e pesquisado é desfavorável para o pesquisador. Na segunda parte, exploro, à luz da discussão entre sociedade risco e sociedade de classes proposta por Ulrich Beck, como está se constituindo a percepção e a experiência dos riscos e formas de enfrentamento da pandemia entre as classes mais abastadas em comparação com as classes que não possuem as mesmas condições materiais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Rafael Malhão (UNICAMP)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.