De homens e pombos: liquefazendo gênero em Chatila, Líbano
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i1.a53333Keywords:
gender, masculinity, Palestinian refugees, refugee camp, LebanonAbstract
The Best of Hard Times, fruto da pesquisa de doutorado de Gustavo Barbosa entre os moradores de Chatila, um campo de refugiados palestinos em Beirute, é uma análise etnográfica da construção da masculinidade entre os shabab (rapazes) do campo. Com leveza e humor, o autor usa a metáfora da água para construir a sua etnografia e tornar inteligível a realidade local; com uma sensibilidade lírica, ele constrói uma conexão entre os shabab e o leitor. A partir de uma perspectiva crítica em relação ao feminismo neoliberal euro americano, Barbosa mostra os limites de “gênero” enquanto um conceito binário que opõe homens e mulheres, cujas diferenças implicariam, necessariamente, uma hierarquia. O argumento central do autor é que, num contexto onde o “poder” é inexistente ou, no mínimo, bastante limitado, como ocorre entre os shabab de Chatila, essa noção de gênero se liquefaz. É o voo dos pombos criados pelos shabab que serve de metáfora para a masculinidade desses homens sem poder. Barbosa faz mais do que dissolver a pretensa universalidade e atemporalidade do conceito de gênero ou defender uma interseccionalidade entre gênero, idade, classe, etnicidade e nacionalidade. Ele propõe uma metodologia e epistemologia alternativas, que substituam posições rígidas por movimento: a “queerização” do pensamento intelectual e a produção de uma antropologia que seja mais permeável às realidades estudadas e menos domesticada pelo colonialismo acadêmico. A perspectiva queer nos permite vislumbrar outras formas de vida, relações e conexões.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Liza Dumovich
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.