Mundo acadêmico e realidade negra entre políticas afirmativas e antropologia e/da educação
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54895Keywords:
Políticas afirmativas, Mundo acadêmico, Realidade negra, Antropologia, Educação.Abstract
As políticas públicas se colocam no cenário nacional de modo a evidenciar vários momentos em que experiências de acesso e permanência no universo acadêmico para as populações negras têm assumido configurações diversas bastante debatidas desde os anos 1990. Neste texto, pretende-se apontar aspectos positivos dessas políticas, buscando, porém, refletir a respeito de práticas que, no meio acadêmico, constituem experiências complementares e/ou alternativas às posturas mais engessadas das instituições educacionais no cumprimento das políticas afirmativas, voltadas apenas ao sistema de cotas. Nesse processo, desvela-se o importante papel das políticas públicas e da antropologia na configuração de projetos educativos alternativos no interior das instituições de ensino superior (IESs), que recebem estudantes afro-brasileiros e de nacionalidades africanas e latino-americanas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Neusa Maria Mendes de Gusmão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.