Mundo acadêmico e realidade negra entre políticas afirmativas e antropologia e/da educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54895

Keywords:

Políticas afirmativas, Mundo acadêmico, Realidade negra, Antropologia, Educação.

Abstract

As políticas públicas se colocam no cenário nacional de modo a evidenciar vários momentos em que experiências de acesso e permanência no universo acadêmico para as populações negras têm assumido configurações diversas bastante debatidas desde os anos 1990. Neste texto, pretende-se apontar aspectos positivos dessas políticas, buscando, porém, refletir a respeito de práticas que, no meio acadêmico, constituem experiências complementares e/ou alternativas às posturas mais engessadas das instituições educacionais no cumprimento das políticas afirmativas, voltadas apenas ao sistema de cotas. Nesse processo, desvela-se o importante papel das políticas públicas e da antropologia na configuração de projetos educativos alternativos no interior das instituições de ensino superior (IESs), que recebem estudantes afro-brasileiros e de nacionalidades africanas e latino-americanas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Neusa Maria Mendes de Gusmão, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1990). Pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa em 1998 e 2002. Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas.

Published

2022-11-03

How to Cite

Gusmão, N. M. M. de. (2022). Mundo acadêmico e realidade negra entre políticas afirmativas e antropologia e/da educação. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54895

Issue

Section

Thematic Dossier