Apresentação: Novos olhares antropológicos sobre comida
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2023.i1.a57960Keywords:
Antropologia, Alimentação, Comida.Abstract
Como fato social total, a alimentação é um fenômeno complexo que articula diferentes dimensões da experiência humana em múltiplos níveis técnicos, éticos, estéticos, políticos e classificatórios. O dossiê reúne um conjunto de trabalhos sobre a comida e o comer em distintos contextos socioculturais, privilegiando os estudos de caráter etnográfico. Nesta apresentação, reiteramos a importância da alimentação e seus processos de produção, preparação, distribuição e consumo como objetos de investigação antropológica; delineamos pontos de contato entre a antropologia da alimentação e perspectivas teóricometodológicas emergentes na disciplina; e destacamos as contribuições das autoras e autores do dossiê para a continuidade e a renovação de debates clássicos e contemporâneos na pesquisa sobre alimentação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Nicole Benemann, Caetano Sordi, Renata Menasche, Janine Collaço
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.