Quando o campo se move: trajetórias e projetos entre redes locais e transnacionais

Autores/as

  • Alessandra Siqueira Barreto Universidade Federal Fluminense
  • Rogéria Campos de A. Dutra

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i32.a41461

Palabras clave:

Trajetórias, projetos, redes, fluxos urbanos, mediação.

Resumen

Este artigo aborda as trajetórias de dois indivíduos e suas famílias nas quais os processos de deslocamentos se apresentam como momentos- -chave para a compreensão de seus projetos de vida. Estas experiências de deslocamento, seja local, seja transnacional, apresentam como traços comuns a ativação das redes sociais como estratégia de integração ao local de destino, assim como a utilização da mediação nos processos interativos destas famílias com diferentes grupos e atores sociais no contexto da cidade. Destaca-se ainda neste contexto analisado a ameaça de uma posição marginal do migrante em virtude do dilema que a ele se apresenta entre a continuidade do passado e a construção do futuro, um conflito que se concilia no presente através da flexibilidade das manobras individuais, cuja coerência se ancora não mais na capacidade de lealdade aos grupos pelos quais transita, e sim em sua própria trajetória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Siqueira Barreto, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), Mestre e Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 2006) e Pós Doutora em Antropologia (ISCTE/ Portugal) com bolsa do CNPq (2008/2009). É professora adjunta do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense.

Rogéria Campos de A. Dutra

É professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem trabalhado com cidade, mobilidades, assim como os intercâmbios econômicos, particularmente no que se refere às atividades informais. Publicou recentemente o artigo "Mobilidade social e fluxos intraurbanos: o deslocamento espacial como valor" (Anais do 35º Encontro Anual da Anpocs, 2011).

##submission.downloads##

Publicado

2012-11-07

Cómo citar

Barreto, A. S., & Dutra, R. C. de A. (2012). Quando o campo se move: trajetórias e projetos entre redes locais e transnacionais. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (32). https://doi.org/10.22409/antropolitica2012.0i32.a41461

Número

Sección

Dossiê Temático