A crítica do “ambiente” e o ambiente da crítica
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i36.a41576Palabras clave:
Conflitos ambientais, controvérsias científicas, liberdade acadêmicaResumen
O debate sobre “desenvolvimento” põe em pauta as diferentes estratégias de apropriação de espaços, ecossistemas e demais configurações socioecológicas. Em sua vertente crítica, este debate procura explicitar a diversidade de saberes e projetos associados aos diferentes sujeitos sociais que se referem a tais espaços. Tal processo de co-constituição do espaço e da diferença resulta, por vezes, em conflitos ambientais que expõem na esfera pública as perspectivas de sujeitos sociais que procuram dar às diferentes configurações socioespaciais sentidos diversos daqueles que lhes são atribuídos no âmbito do modelo de desenvolvimento dominante. Políticas “de conhecimento” e políticas “de desenvolvimento” atravessam os conflitos desencadeados em torno aos chamados impactos ambientais dos modos de ocupação territorial e das escolhas técnicas presentes nos grandes projetos minerários, hidrelétricos ou monoculturais. O presente trabalho procura discutir um conjunto de situações de pesquisa observadas no Brasil entre os anos de 2008 e 2012, em que as abordagens críticas dos conflitos ambientais – as que dão visibilidade à perspectiva dos próprios sujeitos cujas práticas são desestabilizadas por agressões ambientais – têm sua margem de autonomia constrangida por pressões provenientes de forças que se encontram situadas fora do campo científico.
Descargas
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.