Trajetórias e aspirações profissionais de jovens empreendedores portugueses
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41604Palabras clave:
juventude, inserção profissional, transição para a vida adultaResumen
Um aspecto fundamental na transição para a vida adulta, recorrente em diversos países, transversal aos diversos segmentos juvenis, é o fato de que a despeito da ampliação dos anos de estudo e da maior qualificação, comparada às geraç.es anteriores, os jovens atualmente estão enfrentando maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Neste contexto, a inserção profissional dos jovens altamente qualificados torna-se um especial objeto de estudo especial. Neste artigo, recorremos às análises da trajetória de jovens diplomados portugueses que vivenciaram uma ou mais experiências, ora denominadas de iniciativas empreendedoras, ao longo dos seus cinco primeiros anos de inserção profissional, com o interesse de captar tanto as transformaç.es objetivas da esfera do trabalho quanto os novos sentidos atribuídos de forma subjetiva ao trabalho.
Descargas
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.