En búsqueda de un interlocutor político: entre negociaciones y pruebas de justicia. El conflicto sindical-docente en Argentina (1987-88)
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41616Palabras clave:
conflito sindical, sindicalismo de professores, relações de poder, discussão públicaResumen
Este artigo analisa as diferentes formas em que os atores executam durante um conflito. Em alguns casos, tomar o caminho da força, enquanto outros estão procurando provas legítimas desenhar. Nossa análise do sindicalismo de professores na Argentina é executada entre 1987 e 1998, onde há uma substituição de sua identidade: de uma matriz liberal-socialista a uma peronista. Na primeira parte do artigo explora a relação entre a política sindical geral do governo e, especificamente, a sua aplicação ao ensino. A segunda é a análise da alocação, desenvolvimento e consequências do Congresso da Confederação de Santa Fe (1987), onde a união de professores nacionais (CTERA) renovada autoridades . Lá, observou a intervenção conjunta do governo nacional e a oposição sindical que visava a construção de uma nova união liderança e um novo diálogo político. Finalmente, no terceiro momento analisar a constituição de uma mesa de negociação nacional docente. Eles começam o debate sobre o alcance das demandas de professores e a vontade do governo para dar origem a este debate. Em conclusão, busca-serefletir sobre a coordenação difícil entre um teste de força e à prova legítima, observando que estas duas lógicas de ação coexistem desconfortavelmente no mesmo conflito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Cómo citar
Nardacchione, G. A. (2015). En búsqueda de un interlocutor político: entre negociaciones y pruebas de justicia. El conflicto sindical-docente en Argentina (1987-88). Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, (37). https://doi.org/10.22409/antropolitica2014.0i37.a41616
Número
Sección
Artigos
Licencia
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.