CONFLITOS POLÍTICOS E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA EM ALAGOAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2009.2i27.a42040Palabras clave:
Euclides Malta, Primeira Repúbli- ca, Operação Xangô.Resumen
Os primeiros anos do século XX, época em que o governador Euclides Malta esteve à frente do poder em Alagoas, foram marcados por uma sucessão de revoltas populares, tendo aquele governador como seu principal agente. O objetivo deste artigo é reconstituir a trajetória política desse governador e identificar alguns dos elementos que culminaram na sua deposição em 1912, entre os quais a “Operação Xangô”, nome pelo qual ficou conhecido no Estado o episódio que implicou na destruição das principais casas de culto daquela capital e de municípios próximos.
Descargas
##submission.downloads##
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.