A PEC N. 55/2016 e o Medo que dela Sobrevém: Agenciamentos, Disputas e Enquadramentos no Ativismo em HIV/Aids
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2021.i52.a42144Palabras clave:
HIV/Aids, Estigma, Ativismo, Conflitos geracionais, MoralidadesResumen
Que estratégias têm sido elaboradas no movimento social em HIV/Aids, frente ao estigma que ainda permeia as concepções sobre a doença e aos sujeitos a esta associados? Tomando como centralidade a questão anterior, este artigo propõe refletir sobre disputas internas relativas a redefinições de ações e demandas políticas no cenário brasileiro, pós-golpe de 2016, e seus desdobramentos na produção de um repertório ativista emergente. Parte-se da etnografia realizada com uma rede de jovens que vivem e/ou convivem com HIV/Aids na interseção com outros coletivos, em que se problematiza o alcance das ações realizadas em relação aos enquadramentos produzidos como demanda de reconhecimento. Num aspecto geral, as questões são discutidas a partir de noções geracionais e gramáticas morais, na tentativa de criar um escopo político que se pretende “de todos”.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.