Etnografia, colaboração e experimentação: apropriações e interferências entre ensino e pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54929

Palabras clave:

Antropologia e educação, Etnografia, Experimentação, Colaboração, Ofício antropológico.

Resumen

Em diálogo com debates sobre o caráter tanto responsivo quanto agenciador dos métodos e técnicas de pesquisa, examino alguns elementos de uma trajetória de investigações junto a professores e aprendizes da docência à luz das transformações contemporâneas do ofício antropológico. Analiso de que maneiras as preocupações com a intervenção pedagógica e com a efetividade dos métodos e técnicas de ensino, em vez de serem tomadas como uma diferença em relação à perspectiva antropológica, foram levadas a sério enquanto interferências no proceder da pesquisa. Discuto como esse processo se desdobrou numa ressignificação da noção de “campo” e de representações clássicas do fazer antropológico, possibilitando uma atenção a explorações colaborativas e experimentais com o método etnográfico enquanto intercessoras na desestabilização das diferentes dicotomias que perpassam as relações entre antropologia, ensino e educação.

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Biografía del autor/a

Graziele Ramos Schweig, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, Doutora e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2022-11-03

Cómo citar

Schweig, G. R. (2022). Etnografia, colaboração e experimentação: apropriações e interferências entre ensino e pesquisa. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 54(3). https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i3.a54929

Número

Sección

Dossiê Temático