Elementos que incorporam vidas, reiteram lugares sociais, conectam e pertencem: agência dos não-humanos em um contexto estudantil
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a55506Palabras clave:
Agência, Elementos, Objetos, Repúblicas estudantis.Resumen
Este artigo versa sobre a agência dos não-humanos (elementos materiais e/ou orgânicos) em um contexto estudantil, popularmente conhecido como as repúblicas estudantis de Ouro Preto, Minas Gerais. Para tal discussão, mobilizo uma seara de fontes: meu acesso a estes espaços durante sete anos, entrevistas com moradores destas casas, descrição de experiências das quais participei, imagens, observações nas redes sociais e interações dos estudantes nos ciberespaços. Esses dados permitiram costurar a análise segundo a qual objetos possuem vidas incorporadas, produzem um lugar social, garantem a manutenção de hierarquias, constituem relações micropolíticas, bem como pertencem e conectam as pessoas em termos de família/afinidade – no seio da vida republicana estudantil na cidade mineira de Ouro Preto.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Yuri Alexandre Estevão-Rezende
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.