Estado, aprendizado e subjetividade no “mundo dos concursos”

Autores/as

  • Leonardo Francisco de Azevedo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-5348-8084

DOI:

https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a61450

Palabras clave:

Concurso público, Sujeição burocrática, Estado brasileiro.

Resumen

O livro Virando Estado: subjetividade, conhecimento e poder em concursos públicos no Brasil, publicado em 2022, é resultado da tese de doutorado de Bóris Maia, que se dedicou a compreender o mundo dos concursos a partir de um trabalho de campo realizado em cursinhos preparatórios nas cidades de Niterói e do Rio de Janeiro. Maia descortinou as diferentes dimensões contidas nesse processo de aprendizado ao qual muitas pessoas dedicam anos de suas vidas, apontando que, para além do aprendizado técnico do modo como de alcançar a aprovação em tais provas, há também um aprendizado incidental de proposições sobre o serviço público e sobre ser servidor público, denominado pelo autor de “sujeição burocrática”. Compreender melhor esse mundo, portanto, é também compreender a maneira como o Estado brasileiro historicamente se forma e se reproduz.

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Biografía del autor/a

Leonardo Francisco de Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2024-02-01

Cómo citar

Azevedo, L. F. de. (2024). Estado, aprendizado e subjetividade no “mundo dos concursos”. Antropolítica - Revista Contemporânea De Antropologia, 56(1). https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a61450

Número

Sección

Resenhas