Concorrências religiosas em Cabo Verde: como o Islã questiona o papel da religião no espaço público?
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a61950Palabras clave:
Ressurgimento das religiões, Cabo Verde, Islã.Resumen
O texto examina o impacto do ressurgimento das religiões como uma das principais conclusões do final do século XX. Iniciado na virada dos anos 1990, esse fenômeno deu pleno significado ao termo “globalização”. Em decorrência de uma transformação generalizada, praticamente todas as sociedades do mundo experimentaram uma proliferação de movimentos missionários transnacionais de diversas religiões globais, muitas vezes competindo por pequenas parcelas de território. Diante desse aumento na competição das “religiões independentes” – aquelas não vinculadas aos Estados e distintas das tradições religiosas estabelecidas – os governos frequentemente se viram surpreendidos, sendo forçados a improvisar.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Christophe Pons; Clara Saraiva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.