O corpo do artista leva a arte à rua: as performances e o ativismo político de Paulo Bruscky em tempos de ditadura militar

Autores

  • Almerinda da Silva Lopes Universidade Federal Espírito Santo / CNPq, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62622

Palavras-chave:

Paulo Bruscky, arte experimental, arte e política, conceitualismo, ativismo

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre as práticas conceitualistas, centrando o foco na produção do artista pernambucano Paulo Bruscky (1949), produzida entre os anos 1970, período dos temidos “Anos de Chumbo”, e a década seguinte, quando os estertores do poder passaram por afrouxamento. Com convicção e contumácia, o artista desenvolveu um processo criativo experimental e transgressor, de forte viés político, com o objetivo de desafiar e ironizar o regime militar. Bruscky produziu uma arte de resistência, numa época em que muito poucos mostraram tal ousadia; atuou como um “artivista”, em uma época em que esse termo era praticamente desconhecido e a expressão “conceitualismos do Sul”, ainda não havia adquirido o significado atual. Entretanto, apenas nas duas últimas décadas a produção do artista angariou reconhecimento visibilidade no circuito internacional.

Biografia do Autor

Almerinda da Silva Lopes, Universidade Federal Espírito Santo / CNPq, Brasil

Almerinda da Silva Lopes é Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, com atuação nos cursos de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e em História (PPGHIS). É Mestre em História da Arte pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1989), Doutora em Comunicação e Semiótica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997), com bolsa-sanduíche na Universidade de Paris I. Realizou pós-doutorado na Universiddade de Paris I (2002). É pesquisadora de Produtividade do CNPq (Nível 1B).

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Publicado

2024-05-02

Como Citar

DA SILVA LOPES, A. . O corpo do artista leva a arte à rua: as performances e o ativismo político de Paulo Bruscky em tempos de ditadura militar. arte :lugar :cidade, v. 1, n. 1, p. 37-58, 2 maio 2024.