O corpo do artista leva a arte à rua: as performances e o ativismo político de Paulo Bruscky em tempos de ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62622Palavras-chave:
Paulo Bruscky, arte experimental, arte e política, conceitualismo, ativismoResumo
O objetivo deste texto é refletir sobre as práticas conceitualistas, centrando o foco na produção do artista pernambucano Paulo Bruscky (1949), produzida entre os anos 1970, período dos temidos “Anos de Chumbo”, e a década seguinte, quando os estertores do poder passaram por afrouxamento. Com convicção e contumácia, o artista desenvolveu um processo criativo experimental e transgressor, de forte viés político, com o objetivo de desafiar e ironizar o regime militar. Bruscky produziu uma arte de resistência, numa época em que muito poucos mostraram tal ousadia; atuou como um “artivista”, em uma época em que esse termo era praticamente desconhecido e a expressão “conceitualismos do Sul”, ainda não havia adquirido o significado atual. Entretanto, apenas nas duas últimas décadas a produção do artista angariou reconhecimento visibilidade no circuito internacional.
Referências
Bouriaud, N. (2009). Estética relacional (D. Bottmann, Trad.). Martins Fontes.
Bruscky, P. (1977, 3 julho). Classificados: Vende-se. Diário de Pernambuco, C-21.
Canongia, L. (2005). O legado dos anos 60 e 70. Jorge Zahar Editor.
D´Oliveira, F. (1981, 6 julho). Paulo Bruscky Diário de Pernambuco, s/p.
Freire, C. (2006). Paulo Freire: arte, arquivo e utopia. Companhia Editora de Pernambuco.
Gil, J. (2004). Movimento total. O corpo e a dança. Iluminuras.
Lippard, L. (1997). Escape Attempts. In L. Lippard (Ed.), Six Years: The Desmaterialization of the Art Object. University of California Press.
Marchán Fiz, S. (1994). Del arte objetual al arte del concepto. Epilogo sobre la sensibilidade postmoderrna. (Coleção Arte y Estetica). Ediciones Akal.
Milliet, M. A. (2004). A subversão dos meios. Itaú Cultural.
Miranda, J. B. (2011). Corpo e imagem. Annablume.
Rocca, A. V. (2009). Arte conceptual y post-conceptual. Siciarts. Revistas de Artes, Ciencias Socials y Humanidades. https://repository.unad.edu.co/bitstream/handle/10596/5178/Arte-Conceptual-Arte-Objetual.pdf?sequence=1.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Almerinda da Silva Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.