Amarelo-Ouro, 2024

Autores

  • Cláudio Bueno University of California, Santa Cruz, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i2.65131

Palavras-chave:

arte, infraestrutura, colonialidade

Resumo

Em julho de 2019, um assalto no Aeroporto Internacional de Guarulhos resultou no roubo de 720 kg de ouro, com destino aos EUA e Canadá. No mesmo mês, a Terra Indígena Waiãpi foi invadida, levando ao assassinato do cacique Emyra. O governo Bolsonaro, que havia recentemente autorizado o garimpo em terras indígenas, minimizou o ocorrido. Esses incidentes introduzem uma reflexão sobre a contínua e institucionalizada expropriação da vida e da terra no Brasil, reforçando um modelo desenvolvimentista e extrativista, que se mistura hoje com novas infraestruturas tecnológicas, dando sequência à dominação colonial. O artigo dialoga com o trabalho de artistas que criticam esses sistemas, propondo formas outras de reimaginar o território brasileiro.

Biografia do Autor

Cláudio Bueno, University of California, Santa Cruz, Estados Unidos

Cláudio Bueno is an artist and educator from Sao Paulo, Brazil. He is an assistant professor of social design at the UCSC Art Department, teaching at the Environmental Art and Social Practice MFA. Bueno is also an affiliated professor of Visualizing Abolition Studies. He has engaged in several collaborative practices committed to social and environmental justice, featuring in many international exhibitions, artistic residencies, awards, and talks.

Referências

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

BUENO, C. Amarelo-Ouro, 2024 . arte :lugar :cidade, v. 1, n. 2, p. 128-144, 1 nov. 2024.