Memento (era tudo sobre ontem)

Autores

  • Lucas Soares Universidade Federal Fluminense, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.65937

Resumo

Memento (era tudo sobre ontem) (2024) é uma performance de contrauso do espaço público que questiona narrativas coloniais. Realizada na “Pracinha das Mães”, em Miracema/RJ, a ação se debruça sobre bancos de concreto gravados com os nomes e os comércios das famílias ricas da região, símbolos de uma herança colonial cis-branca-patriarcal. O trabalho propõe uma contranarrativa dessa memória ao convidar famílias negras, cuja história foi marcada pelo trabalho braçal naquele território, a permanecerem de pé sobre os bancos, recusando-se a usá-los como assentos. Nesse gesto coletivo, a paisagem é rasurada em uma coreografia de presença, transformando cada banco em uma plataforma flutuante para uma negridade em diáspora.

Biografia do Autor

  • Lucas Soares, Universidade Federal Fluminense, Brasil

    Lucas Soares é artista visual e fazedor de coisas. Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF), interessa-se pelas sintaxes espaciais e pelo florescimento de micronarrativas. Atualmente, desenvolve uma mini-bolsa-manual de f(r)icções, reunindo pistas para desmanchar espaços hostis.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Memento (era tudo sobre ontem). arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 247–259, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.65937. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/65937. Acesso em: 6 dez. 2025.