People and Buildings, a Vital Interweaving: Dialogues Between Art, Architecture, and Anthropology
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.66152Palavras-chave:
arquitetura ordinária, antropologia urbana, cultura material, engajamento vital, desencantamento do mundoResumo
O artigo a seguir está situado no campo dos estudos da cultura material e tem como objetivo salientar a importância de qualificarmos a nossa relação com a arquitetura que está presente em nosso cotidiano, tanto nas esferas pública como na subjetiva. O texto está inserido em uma pesquisa mais ampla dedicada ao estudo da arquitetura ordinária das cidades contemporâneas a partir da interseção com os campos da arte – incluindo-se nesse as artes visuais, a literatura e o cinema – e da antropologia. Entre as suas bases teóricas estão os artigos Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais (2012), de Tim Ingold, e From Realpolitik to Dingpolitik or How to Make Things Public, de Bruno Latour (2005). Entre as obras de referência discutidas, estão o filme O meu tio (1958) de Jacques Tati, o documentário As Praias de Agnès (2008), de Agnés Varda, e a crônica A casa vazia (2020), de Paul Preciado.
Referências
Ábalos, I. (2001). The Good Life: A Guided Visit to the Houses of Modernity. Gustavo Gili.
Arendt, H. (2018). The Human Condition. The University of Chicago Press. (Original work published 1958)
Clark, A. (1997). Being there: Putting brain, body, and world together again. MIT Press.
Freud, S. (1930). Civilization and its discontents. Hogarth Press.
Ingold, T. (2010). Bringing Things Back to Life: Creative Entanglements in a World of Materials (NCRM Working Paper, 0510). National Centre for Research Methods.
Latour, B. (2005). From Realpolitik to Dingpolitik or How to Make Things Public. In B. Latour & P. Weibel (Eds.), Making things public: Atmospheres of Democracy (pp. 14-43). ZKM | Center For Art And Media.
Pierucci, A. F. (2013). O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito de Max Weber [The disenchantment of the world: all the steps of Max Weber’s concept]. 34.
Merleau-Ponty, M. (1968). The visible and the invisible (A. Lingis, Trans.). Northwestern University Press. (Original work published 1964)
Preciado, P. B. (2020). An apartment on Uranus: Chronicles of the crossing (C. Mandell, Trans.). Semiotext(e). (Original work published 1919)
Rede, M. (2012). História e cultura material [History and material culture]. In C. F. Cardoso & R. Vainfas (Eds.), Novos domínios da história (pp. 133–150). Elsevier.
Tati, J. (Director). (1958). Mon Oncle [My Uncle]. Gaumont.
Varda, A. (Director). (1976). Daguerréotypes [Daguerreotypes]. Ciné-Tamaris.
Varda, A. (Director). (2008). Les Plages d’Agnès [The Beaches of Agnès]. Ciné-Tamaris & Arte France Cinéma.
Weber, M. (1946). Religious Rejections of the World and Their Directions. In H. H. Gerth & C. Wright Mills (Eds. & Trans.), From Max Weber: Essays in sociology (pp. 323–359). Oxford University Press. (Original work published 1915)
Weber, M. (1946). Science as a Vocation. In H. H. Gerth & C. W. Mills (Eds. & Trans.), From Max Weber: Essays in sociology (pp. 129–156). Oxford University Press. (Original work published 1917)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Helena Cavalheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.