People and Buildings, a Vital Interweaving: Dialogues Between Art, Architecture, and Anthropology

Autores

  • Helena Cavalheiro Universidade de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.66152

Palavras-chave:

arquitetura ordinária, antropologia urbana, cultura material, engajamento vital, desencantamento do mundo

Resumo

O artigo a seguir está situado no campo dos estudos da cultura material e tem como objetivo salientar a importância de qualificarmos a nossa relação com a arquitetura que está presente em nosso cotidiano, tanto nas esferas pública como na subjetiva. O texto está inserido em uma pesquisa mais ampla dedicada ao estudo da arquitetura ordinária das cidades contemporâneas a partir da interseção com os campos da arte – incluindo-se nesse as artes visuais, a literatura e o cinema – e da antropologia. Entre as suas bases teóricas estão os artigos Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais (2012), de Tim Ingold, e From Realpolitik to Dingpolitik or How to Make Things Public, de Bruno Latour (2005). Entre as obras de referência discutidas, estão o filme O meu tio (1958) de Jacques Tati, o documentário As Praias de Agnès (2008), de Agnés Varda, e a crônica A casa vazia (2020), de Paul Preciado.

Biografia do Autor

  • Helena Cavalheiro, Universidade de São Paulo, Brasil

    Helena Cavalheiro é doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urba-
    nismo e de Design da Universidade de São Paulo (FAU USP).
     

Referências

Ábalos, I. (2001). The Good Life: A Guided Visit to the Houses of Modernity. Gustavo Gili.

Arendt, H. (2018). The Human Condition. The University of Chicago Press. (Original work published 1958)

Clark, A. (1997). Being there: Putting brain, body, and world together again. MIT Press.

Freud, S. (1930). Civilization and its discontents. Hogarth Press.

Ingold, T. (2010). Bringing Things Back to Life: Creative Entanglements in a World of Materials (NCRM Working Paper, 0510). National Centre for Research Methods.

Latour, B. (2005). From Realpolitik to Dingpolitik or How to Make Things Public. In B. Latour & P. Weibel (Eds.), Making things public: Atmospheres of Democracy (pp. 14-43). ZKM | Center For Art And Media.

Pierucci, A. F. (2013). O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito de Max Weber [The disenchantment of the world: all the steps of Max Weber’s concept]. 34.

Merleau-Ponty, M. (1968). The visible and the invisible (A. Lingis, Trans.). Northwestern University Press. (Original work published 1964)

Preciado, P. B. (2020). An apartment on Uranus: Chronicles of the crossing (C. Mandell, Trans.). Semiotext(e). (Original work published 1919)

Rede, M. (2012). História e cultura material [History and material culture]. In C. F. Cardoso & R. Vainfas (Eds.), Novos domínios da história (pp. 133–150). Elsevier.

Tati, J. (Director). (1958). Mon Oncle [My Uncle]. Gaumont.

Varda, A. (Director). (1976). Daguerréotypes [Daguerreotypes]. Ciné-Tamaris.

Varda, A. (Director). (2008). Les Plages d’Agnès [The Beaches of Agnès]. Ciné-Tamaris & Arte France Cinéma.

Weber, M. (1946). Religious Rejections of the World and Their Directions. In H. H. Gerth & C. Wright Mills (Eds. & Trans.), From Max Weber: Essays in sociology (pp. 323–359). Oxford University Press. (Original work published 1915)

Weber, M. (1946). Science as a Vocation. In H. H. Gerth & C. W. Mills (Eds. & Trans.), From Max Weber: Essays in sociology (pp. 129–156). Oxford University Press. (Original work published 1917)

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

People and Buildings, a Vital Interweaving: Dialogues Between Art, Architecture, and Anthropology. arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 262–282, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.66152. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/66152. Acesso em: 6 dez. 2025.