Escultura Sem título de Ivens Machado na Rua Uruguaiana: instalação, permanência, deslocamento e abandono

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.68626

Palavras-chave:

arte; escultura; lugar; patrimônio cultural; Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo se dedica às relações entre arte, cidade e patrimônio, considerando as interfaces interdisciplinares na construção da história da arte. Dentre as manifestações artísticas, privilegiamos as esculturas públicas, mas especificamente a obra Sem título de Ivens Machado instalada na Rua Uruguaiana, no centro da cidade do Rio de Janeiro, permanecendo neste local por cerca de 17 anos. A partir desta obra, compreendemos como o lugar se apresentou como um problema artístico, abordando possíveis relações entre a obra e o lugar, assim como os significados atribuídos a partir desta relação.  Ao mesmo tempo, refletimos sobre o deslocamento desta peça, a princípio temporário, mas que já ocorreu há mais de 10 anos, denunciando um descaso com as obras de arte pública da cidade. Em nosso estudo, nos baseamos na revisão de literatura pertinente, na coleta de dados e imagens, no registro fotográfico, na pesquisa de campo, nas entrevistas semiabertas e posterior análise do material coletado.

Biografia do Autor

  • juliana Maria Jabor Santos Faria, Universidade Federal de Goiás, Brasil

    Juliana Maria Jabor Santos Faria é doutora em Artes Visuais pelo PPGAV- EBA-UFRJ) e mestre em Urbanismo pelo Prourb-FAU-UFRJ).

Referências

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Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Escultura Sem título de Ivens Machado na Rua Uruguaiana: instalação, permanência, deslocamento e abandono . arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 141–158, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.68626. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/68626. Acesso em: 5 dez. 2025.