La vocación social del arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.69672

Palabras clave:

Ascânio MMM, método constructivo, vocación social

Resumen

Este articulo explora la obra del escultor brasileño Ascânio MMM, en particular sus obras públicas, a través de su enfoque constructivo. Este método es uno de los aspectos que identifico con la vocación social de su arte.

Biografía del autor/a

  • Luciano Vinhosa , Universidade Federal Fluminense, Brasil

    Luciano Vinhosa é artista e Professor Titular do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutorado na École Supérieure d'Art d'Avignon, França (2012-2013) e doutorado em Études et Pratiques des Arts pela Université du Québec à Montréal (UQAM, 2004). É mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ,1997) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1986). Foi editor da revista Poiésis de 2008 a 2011 e atualmente dirige as Coleções Mosaico e Teses Ensaios Críticos, editadas pelo PPGCA-UFF em parceria com a Editora Circuito. Foi Coordenador do PPGCA-UFF entre os anos de 2013 a 2016.

Referencias

Abreu, M. (1988). Evolução urbana do Rio de Janeiro. Iplanrio, Zahar.

MMM, A. (Org.) (2005). Ascânio MMM. Andrea Jakobsson Estudio.

Baxandall, M. (1999). L'oeil du Quattrocento. Gallimard.

Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira (2025). Itaú Cultural.

Pontual, R. (1987). Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubrind. Jornal do Brasil.

Rancière, J. (2012). O espectador emancipado. Martins Fontes.

Publicado

2025-10-29

Número

Sección

Dossier

Cómo citar

La vocación social del arte. arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 75–90, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.69672. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/69672. Acesso em: 6 dec. 2025.