A vocação social da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.69672

Palavras-chave:

Ascânio MMM, método construtivo, vocação social

Resumo

Este artigo traça uma via de aproximação com trabalho do escultor brasileiro Ascânio MMM, sobretudo de suas obras públicas, pelo viés do procedimento construtivo que o artista adota, sendo este método um dos aspectos que identifico com a vocação social de sua arte. 

Biografia do Autor

  • Luciano Vinhosa , Universidade Federal Fluminense, Brasil

    Luciano Vinhosa é artista e Professor Titular do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Realizou pós-doutorado na École Supérieure d'Art d'Avignon, França (2012-2013) e doutorado em Études et Pratiques des Arts pela Université du Québec à Montréal (UQAM, 2004). É mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ,1997) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1986). Foi editor da revista Poiésis de 2008 a 2011 e atualmente dirige as Coleções Mosaico e Teses Ensaios Críticos, editadas pelo PPGCA-UFF em parceria com a Editora Circuito. Foi Coordenador do PPGCA-UFF entre os anos de 2013 a 2016.

Referências

Abreu, M. (1988). Evolução urbana do Rio de Janeiro. Iplanrio, Zahar.

MMM, A. (Org.) (2005). Ascânio MMM. Andrea Jakobsson Estudio.

Baxandall, M. (1999). L'oeil du Quattrocento. Gallimard.

Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira (2025). Itaú Cultural.

Pontual, R. (1987). Entre dois séculos: arte brasileira do século XX na coleção Gilberto Chateaubrind. Jornal do Brasil.

Rancière, J. (2012). O espectador emancipado. Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2025-10-29

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A vocação social da arte. arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 75–90, 2025. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v2i2.69672. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/69672. Acesso em: 21 jan. 2026.