Correspondências contemporâneas: diálogos entre arquitetura portuguesa e a escultura do País Basco

Autores

  • Raul Penteado Neto Universidade de São Paulo, Brasil
  • Joubert José Lancha Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62332

Palavras-chave:

arquitetura portuguesa, transdisciplinaridade, arte-arquitetura, Jorge Oteiza, Eduardo Chillida

Resumo

Este artigo revela alguns resultados e desdobramentos de uma pesquisa de doutorado recentemente concluída no IAU USP, que analisou um conjunto de obras produzidas por arquitetos portugueses.  Explora o carater transdiciplinar desta produção, tentando identificar encontros, convergências, intersecções e a utilização de estratégias de outras disciplinas, principalmente de alguns escultores do País Basco como referência para a arquitetura. Este presente recorte de estudo propõe e apresenta possíveis correspondências entre um conjunto de obras de arquitetura portuguesa produzidas por três estudios e a obra dos escultores Jorge Oteiza e Eduardo Chillida. O   método utilizado para tentar demonstrar o pressuposto é o de Comparação de imagens acompanhadas e complementadas por uma breve Revisão Bibliográfica sobre cada obra e estudio abordado. Este trabalho busca confirmar  modos contemporâneos de utilização de estratégias de outras disciplinas na produção da arquitetura.

   

Biografia do Autor

  • Raul Penteado Neto, Universidade de São Paulo, Brasil

    Arquiteto e urbanista pela FAU-PUC-Campinas (2001), mestre (2019) e doutor (2023) pelo IAU-USP, ambos com coorientações pela FAUP, Portugal. Teve passagem pelos escritórios dos arquitetos portugueses Álvaro Siza e José Carlos Nunes Oliveira. Professor de projeto de arquitetura na Unisal (SP). Responsável pela ideia original, pesquisa e argumento do documentário Paisagem Concreta, produzido por Olé + Duo2 para o Canal Arte1 (2022).

  • Joubert José Lancha, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil

    Arquiteto e Urbanista pela FAU-PUC-Campinas (1985), com mestrado e doutorado (1999) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Em 2008, obteve o título de Livre Docente junto à Universidade de São Paulo com o trabalho intitulado “Os textos de Palladio”, e coordenou a primeira tradução para o português do I Quatro Libri dell’Architettura de Andrea Palladio – São Paulo, Hucitec 2009. Professor associado da Universidade de São Paulo atuando junto ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo, onde exerce desde 2013 a presidência da Comissão de Pesquisa. Fundador e membro do Núcleo de apoio à pesquisa – Estudos de linguagem em arquitetura e cidade (N.ELAC – IAU.USP). Professor convidado do Politecnico di Milano no Dipartimento di Architettura e Studi Urbani (2014/2015).

     

Referências

Alvarez, S. (2008). Jorge Oteiza: Pasión y razón. 2ª ed. Nerea.

Bazal, J., Chillida, E., Pombo, A., & Págola, F. (1986). El Peine del Viento: Eduardo Chillida, Luis Pena Ganchegui. Q Editions.

Boronat, G. R. (Coord.) (2020). TC Cuadernos n. 145 Aires Mateus: Arquitecturas 2003-2020. General de Ediciones de Arquitectura.

Byrne, G. (2006). Geografias Vivas / Living Geographies. Ordem dos Arquitectos / Caleidoscopio.

Byrne, G. (2010). Gonçalo Byrne: Urbanidades. Fundación Pedro Barrie de la Maza.

Chillida, E. (2019). Open Air Sculptures. Polígrafa.

Dovale, C. (2020). Geometria del orden: Estrategias formales en el lenguaje compositivo de Eduardo Chillida. Ediciones Unversidad de Navarra.

Durana, J. G. (2022). Jorge Oteiza y Eduardo Chillida: Dialogo en los anõs 50 e 60. San Telmo Museoa.

Figueira, J. (Org.) (2008). Álvaro Siza: Modern Redux. Hatje Cantz Verlag.

Frampton, K. (2015). História crítica de la arquitetura moderna. 4ª ed. Martins Fontes.

Galliano, L. F. (2000). De principios y fines. In AV Monografias - 20 para el Siglo XXI: Young European Architects. Arquitectura Viva SL, 83.

Kolbert, E. (2015). A sexta extinção: Uma história não natural. Intrínseca.

Land, C., Hucking, K. J., & Trigueiros, L. (2005). Arquitectura em Lisboa e Sul de Portugal desde 1974. Editorial Blau.

Manterola, P. (2006). La escultura de Jorge Oteiza. Fundación Museo Jorge Oteiza.

Nobre, A. L., & Kamita, J. M. (Orgs.) (2020). Arquitetura atlântica. deslocamentos entre Brasil e Portugal. Romano Guerra.

Oteiza, J. (1988). Oteiza: Proposito Experimental. Museo de Bellas Artes de Bilbao.

Penteado Neto, R. (2019). Arqueologia, Metamorfose e Inflexão na composição da forma arquitetônica (1966-1998). Dissertação (mestrado). Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Penteado Neto, R. (2023). Aires Mateus: complexidade crítica. Tese (doutorado). Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos.

Pombo, O. (2021). Interdisciplinaridade: ambições e limites. Aletheia, 2021.

Pueyo, J. (2020). La Nada Poética: Mística y vacio en la estética contemporánea. Fundación Museo Jorge Oteiza.

Rossi, A. (1995). A arquitetura da cidade. Martins Fontes.

Rossi, A. (1966). L'architettura della città. Marsilio.

Rowe, C., & Koetter, F. (1978). Collage City. The MIT Press.

Siza, A. (2018). Textos 02 / Álvaro Siza. Parceria A. M. Pereira.

Venturi, R. (1966). Complexity and Contradiction in Architecture. MoMA, Museum of Modern Art.

Venturi, R. (1995). Complexidade e contradição em arquitetura. Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2024-05-02

Como Citar

Correspondências contemporâneas: diálogos entre arquitetura portuguesa e a escultura do País Basco. arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 177–195, 2024. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v1i1.62332. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/62332. Acesso em: 6 dez. 2025.