A paisagem desta capital apodrece

Autores

  • Juliano Menegaes Ventura Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
  • Diego Passos Amaral Prefeitura Municipal de Florianópolis, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i2.63663

Resumo

A paisagem desta capital apodrece é um cartaz-letreiro em fotocópia publicado em 2022 pela edicoes agua para cavalos. O trabalho foi elaborado com um fragmento gráfico do livro "Me segura qu'eu vou dar um troço" (1972) de Waly Salomão, que, na verdade, é uma frase do romance "Serafim Ponte Grande" (1933) de Oswald de Andrade. Apresentado como intervenção urbana, o cartaz cria pontuações discursivas na paisagem que buscam introduzir novas camadas de significado para a leitura crítica do lugar e do contexto territorial em que cada letreiro é inserido.

O cartaz-letreiro já foi veiculado no Eixo Monumental de Brasília, capital do Brasil, e em Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, João Pessoa e Natal. A proposta é apresentá-lo em todas as atuais 27 capitais dos estados brasileiros e em cidades que já foram capitais, como Piratini/RS, capital da efêmera República Rio-Grandense; Cachoeira/BA, Sede do Governo Provisório do Brasil em dois momentos do século 19; e Niterói/RJ, capital fluminense entre 1834 e 1894 e entre 1903 e 1975.

edicoes agua para cavalos é um projeto editorial desenvolvido pelos artistas visuais Diego Passos e Juliano Ventura desde 2014 em Florianópolis/SC. Sua produção, pensada a partir de táticas de reprodução e autopublicação, envolve o uso da fotocópia e da serigrafia e abrange cartazes, livretos, panfletos, camisetas entre outros meios. Algumas das publicações são veiculadas no espaço público como pontuações em muros, paredes, placas, paradas de ônibus, pedestais, tapumes e vitrines cidades afora.

 

 

Biografia do Autor

Juliano Menegaes Ventura, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil

Juliano Menegaes Ventura é artista visual, pesquisador e professor. Trabalha com fotografia, vídeo, produção gráfica, projetos editoriais e ações no espaço urbano. Doutorando em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, na linha de pesquisa Processos artísticos contemporâneos. É editor da "edicoes agua para cavalos" e do Jornal do Zinga.

Diego Passos Amaral, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Brasil

Diego Passos Amaral é professor da Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Mestre em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É editor da "edicoes agua para cavalos".

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

MENEGAES VENTURA, J.; PASSOS AMARAL, D. A paisagem desta capital apodrece. arte :lugar :cidade, v. 1, n. 2, p. 215-229, 1 nov. 2024.