Seeds of Change: Nova York, uma botânica da colonização, 2017-2018

Autores

  • Maria Thereza Alves Artista independente, Itália e Alemanha
  • David Sperling Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i2.65121

Palavras-chave:

Maria Thereza Alves, flora de lastro, Nova York, passado colonial

Resumo

O texto explora criticamente os processos pelos quais plantas não nativas, em sua maioria europeias, foram introduzidas na Costa Leste dos EUA – especialmente Nova York e Nova Jersey –, através do lastro de navios, transformando o ecossistema local. Destaca o impacto do colonialismo na transformação da flora e da topografia da região, enfatizando a relação entre a exploração de recursos e a violência ambiental e social. Alves defende que o solo e as plantas de Nova York testemunham o passado colonial e aponta para a necessidade de reconhecer essas paisagens como produto da violência colonial.

Biografia do Autor

  • Maria Thereza Alves, Artista independente, Itália e Alemanha

    Maria Thereza Alves (São Paulo, 1961) é uma artista e ativista brasileira que atualmente vive entre Nápoles e Berlim. Em 1987, foi uma das cofundadoras do Partido Verde em São Paulo, no Brasil. Maria Thereza Alves cria trabalhos específicos sobre os temas de arte e ecologia, história local e ambiental, envolvendo botânicos, funcionários públicos e comunidades. Alves acredita que a arte é um meio pelo qual o conhecimento pode ser desenvolvido e compartilhado.

  • David Sperling, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil

    David Sperling é Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-IAU-USP) e do Grupo Arte Ciência Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados da USP (ACT>IEA-USP). Vice-coordenador do Polo São Carlos do IEA-USP.  Pesquisador Produtividade PQ-2 do CNPq, desenvolvendo o projeto “Cartografias: tecnopolíticas e geopoéticas”. É cocoordenador do atlasdochao.org e pesquisador associado do multispecieshealth.com.

Referências

Nota: Publicado originalmente em Kuoni, C. & Lukatsch, W. (2022). Maria Thereza Alves: Seeds of Change (pp.147-149). Vera List Center for Art and Politics. Tradução: David Sperling.

Downloads

Publicado

2024-11-01

Como Citar

Seeds of Change: Nova York, uma botânica da colonização, 2017-2018 . arte :lugar :cidade, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 23–45, 2024. DOI: 10.22409/arte.lugar.cidade.v1i2.65121. Disponível em: https://periodicos.uff.br/arte-lugar-cidade/article/view/65121. Acesso em: 7 dez. 2025.