Ruínas do Atlântico Sul: um exercício poético-crítico sobre a história material da cidade, violência racial e a recusa do fim

Autores

  • Gabriela Leandro Pereira Universidade Federal da Bahia, Brasil
  • Mariana Leandro Pereira Escola da Cidade, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v1i2.65132

Palavras-chave:

arquitetura, história material, herança existencial

Resumo

Ao investigar criativa e criticamente o acesso à terra e o impacto das arquiteturas coloniais e estrangeiras no Brasil durante os séculos XIX e XX, o texto os conecta a eventos históricos e ideologias raciais da época. Mobilizada pela ideia de "herança existencial", da historiadora Beatriz Nascimento, a investigação traça um percurso performativo e ritualístico que tem como ponto de partida o Oceano Atlântico, seguindo um trajeto que toma lugar no estado do Espírito Santo, mais precisamente nos entornos do rio Santa Maria, alcançando o trecho entre a capital Vitória e a cidade de Santa Leopoldina. Utilizando-se de diferentes linguagens, mídias e suportes, a proposta é tramada a partir de documentos históricos, acervos familiares, referências intelectuais do campo dos estudos negros e disciplinas espaciais.

Biografia do Autor

Gabriela Leandro Pereira, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Gabriela Leandro Pereira é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela PPGAU-UFBA. É Professora Adjunta na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Salvador.

Mariana Leandro Pereira, Escola da Cidade, São Paulo, Brasil

Mariana Leandro Pereira realizou Pós-graduação Lato Sensu em Cidades em Disputa: Pesquisa, História e Processos Sociais na Escola da Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo.

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Filmografia

Pontes sobre Abismos (2017), de Aline Motta.

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Publicado

2024-11-01

Como Citar

LEANDRO PEREIRA, G. .; LEANDRO PEREIRA, M. . Ruínas do Atlântico Sul: um exercício poético-crítico sobre a história material da cidade, violência racial e a recusa do fim. arte :lugar :cidade, v. 1, n. 2, p. 145-167, 1 nov. 2024.