De la calle al museo: afectos en la instalación Zapatos Rojos de Elina Chauvet
DOI:
https://doi.org/10.22409/arte.lugar.cidade.v2i1.67301Palavras-chave:
Zapatos Rojos, feminicídio, arte pública, arte feministaResumo
Uma das ações artísticas feministas que tiveram uma grande relevância nos últimos anos foi Zapatos Rojos. Esta instalação participativa foi conceitualizada pela artista Elina Chauvet e consistiu na colocação de sapatos pintados de vermelho nas ruas e em diversos espaços públicos, com a intenção de denunciar os feminicídios. Esta obra foi reativada em múltiplos contextos e se mostrou muito transgressora, pois conseguiu dar um espaço ao afeto e à subjetividade. Com o decorrer da obra, ela foi transformada e ressignificada pelas instituições artísticas, o que levantou o desafio de como conservar o caráter transgressor da peça em um espaço expositivo. Assim, por meio do estudo de várias exposições, serão analisadas algumas estratégias curatoriais que foram usadas para manter o poder subversivo da obra.
Referências
Ahmed S. (2015) La política cultural de las emociones. UNAM.
Amorós C. (2005). Dimensiones de poder en la teoría feminista. Revista Internacional de Filosofía Política, 25, 11-34.
Butler, J. (2004). Vida precaria, el poder del duelo y la violencia. Paídos.
Expósito, M. (2008). Introducción. In Producción cultural y prácticas instituyentes, líneas de ruptura en la crítica institucional. Traficante de sueños.
Mbembe, A. (2011). Necropolítica. Melusina.
Segato, R. (2003) Las estructuras elementales de la violencia. Ensayos sobre género, entre la antropología, el psicoanálisis y los derechos humanos, Buenos Aires: Universidad Nacional de Quilmes
Segato, R. (2006) La escritura en el cuerpo de las mujeres asesinas en Ciudad Juárez, Territorio, soberanía y crímenes de segundo estado, México: Universidad del Claustro de Sor Juana.
Entrevistas
Elina Chauvet (2022, 5 de febrero). “Entrevista a Elina Chauvet sobre Zapatos Rojos”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cecilia Itzel Noriega Vega

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.