O cultivo atencional como exercício de participação: oficinar com crianças na saúde mental

Luciana Vieira Caliman, Janaína Mariano César, Victoria Bragatto Rangel Pianca, Luana Gaigher Gonçalves, Alana Araujo Corrêa Simões, Anita Nogueira Fernandes

Resumo


O artigo aborda a relação entre cultivo atencional e exercícios participativos a partir de uma pesquisa-intervenção em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), no qual experimentou-se a Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) em uma oficina com crianças e adolescentes que fazem uso de psicotrópicos.  A pesquisa afirma no campo da saúde mental infantojuvenil a importância e potência da criança em dizer de si e participar de seus processos de cuidado, problematizando as formas de objetificação que na atualidade incidem sobre os corpos infantis. Inspirando-se nos trabalhos de Yves Citton e Daniel Stern, destaca o exercício da atenção conjunta, em seus movimentos de co-presença, sintonização e improvisação, além da tendência pluralista, como processos imprescindíveis para uma via inclusiva das crianças como participantes legítimos. A principal indicação evidenciada é que o cultivo atencional - atenção aos outros, a nós e ao que se passa entre nós - é uma via de exercício da participação.


Palavras-chave


atenção conjunta; participação; saúde mental infanto-juvenil; oficina; GAM

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

A Ayvu: Revista de Psicologia tem por objetivo favorecer a produção e a livre circulação de ideias que contribuam para a construção de uma Psicologia concernida com sua diversidade interna, suas múltiplas interfaces, o exame crítico de si e de seu tempo, assim como suas implicações teóricas e éticas. Para tanto, opera em regime de fluxo contínuo, publicando artigos originais e inéditos, traduções, entrevistas e resenhas.

Convidamos todas e todos que compartilham dos nossos objetivos a conhecer nossas publicações, e a contribuir com a produção de novos materiais.

Boas leituras!


Equipe editorial

Ana Cabral Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Augusto Cesar Freire Coelho, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Camilo Barbosa Venturi, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Thiago Constâncio Ribeiro Pereira, Universidade Federal Fluminense (UFF)