O cultivo atencional como exercício de participação: oficinar com crianças na saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v5i1.27401Palavras-chave:
atenção conjunta, participação, saúde mental infanto-juvenil, oficina, GAMResumo
O artigo aborda a relação entre cultivo atencional e exercícios participativos a partir de uma pesquisa-intervenção em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), no qual experimentou-se a Estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM) em uma oficina com crianças e adolescentes que fazem uso de psicotrópicos. A pesquisa afirma no campo da saúde mental infantojuvenil a importância e potência da criança em dizer de si e participar de seus processos de cuidado, problematizando as formas de objetificação que na atualidade incidem sobre os corpos infantis. Inspirando-se nos trabalhos de Yves Citton e Daniel Stern, destaca o exercício da atenção conjunta, em seus movimentos de co-presença, sintonização e improvisação, além da tendência pluralista, como processos imprescindíveis para uma via inclusiva das crianças como participantes legítimos. A principal indicação evidenciada é que o cultivo atencional - atenção aos outros, a nós e ao que se passa entre nós - é uma via de exercício da participação.
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