Violência doméstica e intrafamiliar como experiência educativa na concepção de pais e mães
Palavras-chave:
violência doméstica; palmada; educação; famílias.Resumo
Buscamos compreender os sentidos atribuídos à violência doméstica e intrafamiliar contra crianças e adolescentes enquanto experiência educativa, na concepção de pais e mães. Trata-se de pesquisa qualitativa pautada nos fundamentos teóricos-metodológicos do materialismo histórico-dialético, construída com uso de entrevistas semidirigidas. Participaram 8 (oito) pais ou mães. A análise dos dados foi feita por meio de núcleos de significação. Identificamos que a concepção de violência é subjetiva e construída dentro da singularidade de cada família. Mesmo que os/as participantes considerem a violência como algo prejudicial, ainda assim é normalizada e justificada por questões como cuidado, disciplina, amor, respeito e atribuições sociais. Observamos o fator transgeracional na perpetuação da violência doméstica/intrafamiliar. Nesse caso, percebemos a diminuição da intensidade do uso de violência ao longo das gerações, considerado como um caminho para o enfraquecimento dessas práticas.
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