Violência doméstica e intrafamiliar como experiência educativa na concepção de pais e mães
Palavras-chave:
violência doméstica; palmada; educação; famílias.Resumo
Buscamos compreender os sentidos atribuídos à violência doméstica e intrafamiliar contra crianças e adolescentes enquanto experiência educativa, na concepção de pais e mães. Trata-se de pesquisa qualitativa pautada nos fundamentos teóricos-metodológicos do materialismo histórico-dialético, construída com uso de entrevistas semidirigidas. Participaram 8 (oito) pais ou mães. A análise dos dados foi feita por meio de núcleos de significação. Identificamos que a concepção de violência é subjetiva e construída dentro da singularidade de cada família. Mesmo que os/as participantes considerem a violência como algo prejudicial, ainda assim é normalizada e justificada por questões como cuidado, disciplina, amor, respeito e atribuições sociais. Observamos o fator transgeracional na perpetuação da violência doméstica/intrafamiliar. Nesse caso, percebemos a diminuição da intensidade do uso de violência ao longo das gerações, considerado como um caminho para o enfraquecimento dessas práticas.
Downloads
Referências
AGUIAR, W. M. J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Caderno de Pesquisas, Online, v. 45, n. 155, p. 56-74, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142818. Acesso em: 16 maio 2022.
BARTZ, T. M. A palmada na relação de pais e filhos sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. 2017. 61 f. TCC. Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
BIROLI, F. O público e o privado. In: MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Editora Boitempo, 2014, 31-43p.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL. Denunciar violação dos direitos humanos (Disque 100). 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-violacao-de-direitos-humanos. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Disque 100 registra mais de 119 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/outubro/disque-100-registra-mais-de-119-mil-denuncias-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-em-2021. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. 2006. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Plano_Defesa_CriancasAdolescentes%20.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço. 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_19.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. 81% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/81-dos-casos-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-ocorrem-dentro-de-casa. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Prevenção da violência sexual e da violência pelo parceiro íntimo contra a mulher: ação e produção de evidência. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44350/3/9789275716359_por.pdf. Acesso em 5 mar. 2021.
BRASIL. Relatório Mundial de Violência e Saúde. 2002. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/04/14142032-relatorio-mundial-sobre-violencia-e-saude.pdf. Acesso em 16 ago. 2021.
CAMINHA, R. M. A violência e seus danos à criança e ao adolescente. In: Violência Doméstica, Brasília. UNICEF, 2000.
DIAS, Á. C. S.. Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes: contribuições para a análise do Fenômeno. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, ano 1, n°1, jul. 2006. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/pesquisa/caderno/edicao/01/100.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
FALCKE, D.; ROSA, L. W.; MADALENA, M. B. A.. Violência familiar: rompendo o ciclo transgeracional e seguindo em frente. In: BAPTISTA, M. N.; TEODORO, M. (Org.). Psicologia de Família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 127-136.
GARCIA, I.; OLINGER, M.; ARAÚJO, T. Pelo fim dos castigos Físicos e Humilhantes: Manual para sensibilização de pais, mães e cuidadores de crianças. Salvador, 2010.
GUEDES, D. R.; SOUSA, L. P. A desigual divisão sexual do trabalho: um olhar sobre a última década. In: Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.123-139, 2016.
HOOKS, b. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
HOOKS, b. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
LEITE, D. C. Palmada: educação ou violência doméstica? 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado). Curso de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3269/1/Palmada%20%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ou%20viol%c3%aancia%20dom%c3%a9stica.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
LIMA, L. P. A educação infantil diante da violência doméstica contra a criança: compreendendo sentidos e práticas. 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado). Curso de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19022009-110729/publico/dissertacaoluciana.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.
LONGO, C. S. A punição corporal doméstica de crianças e adolescentes: o olhar de autores de livros sobre educação familiar no Brasil. São Paulo: Ieditoria, 2002.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril, 1983 (Os Economistas), p. 15-21.
REINACH, S.; BURGOS, F. A violência contra crianças e adolescentes na pandemia: análise do perfil das vítimas. Análise do perfil das vítimas. 2020. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/13-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-na-pandemia-analise-do-perfil-das-vitimas.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.
REIS, D. M.; PRATA, L. C. G.; PARRA, C. R. O impacto da violência intrafamiliar no desenvolvimento psíquico infantil. Psicologia, 2018.
RIBEIRO, J. M. L. Uso da Palmada como Ferramenta Pedagógica no Contexto Familiar: Mania de Bater ou Desconhecimento de Outra Estratégia de Educação? Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 7, n. 1, São João del-Rei, janeiro/junho, 2012.
RODRIGUES, L. L. Um estudo sobre a Violência Física de pais e responsáveis às crianças e adolescentes. Em Debate, São Paulo, v. 2, n. 11, p. 79-95, ago. 2013. Semanal. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/26865/26865.PDF. Acesso em: 14 nov. 2021.
VENTURINI, F. P.; BAZON, M. R.; BIASOLI-ALVES, Z. M. M. Família e violência na ótica de crianças e adolescentes vitimizados. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jun. 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 nov. 2021.
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Ayvu: Revista de Psicologia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.