Reverberações de uma política cognitiva autogestionária na ocupação de uma escola pública
Keywords:
Ocupações secundaristas, autogestão, enação, políticas cognitivas.Abstract
Este trabalho discute processos autogestionários empreendidos por estudantes durante a ocupação da Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) no ano de 2016. Baseia-se na abordagem enativa, que propõe que o conhecimento é o resultado do acoplamento corporal com suas circunstâncias sociais e ambientais. Também são abordadas situações posteriores ao movimento de ocupação nas quais o aprendizado da autogestão é evocado por estudantes e professora. A estratégia metodológica da pesquisa, derivada da abordagem teórica, consistiu na realização de entrevistas com seis estudantes e uma professora que participaram da ocupação. A partir do conceito de políticas cognitivas e das contribuições da teoria da enação, propõe-se que as práticas inauguradas durante o movimento de ocupação da escola caracterizam o que denominou-se de política cognitiva autogestionária. Conclui-se que práticas menos verticalizadas inventadas pela ocupação continuam se atualizando na escola, ainda que pontualmente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Ayvu: Revista de Psicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.