Domestic and Intrafamilial Violence as an Educational Experience in the Conception of Fathers and Mothers
Keywords:
domestic violence; spanking; education; families.Abstract
We seek to understand the meanings attributed to domestic and intrafamily violence against children and adolescents as an educational experience, in the view of fathers and mothers. This is a qualitative research based on the theoretical and methodological foundations of the historical and dialectical materialism, built with semi-structured interviews. Eight (8) fathers or mothers participated. The data analysis was done by means of nuclei of meaning. We identified that the conception of violence is subjective and built within the singularity of each family. Even if the participants consider violence as something harmful, it is still normalized and justified by issues such as care, discipline, love, respect, and social attributions. We observe the trans-generational factor in the perpetuation of domestic/intrafamily violence. In this case, we noticed the decrease in the intensity of the use of violence throughout the generations, considered as a path to the weakening of these practices.
Downloads
References
AGUIAR, W. M. J.; SOARES, J. R.; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Caderno de Pesquisas, Online, v. 45, n. 155, p. 56-74, jun. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142818. Acesso em: 16 maio 2022.
BARTZ, T. M. A palmada na relação de pais e filhos sob a ótica de acadêmicos de enfermagem. 2017. 61 f. TCC. Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
BIROLI, F. O público e o privado. In: MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Editora Boitempo, 2014, 31-43p.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL. Denunciar violação dos direitos humanos (Disque 100). 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-violacao-de-direitos-humanos. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Disque 100 registra mais de 119 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/outubro/disque-100-registra-mais-de-119-mil-denuncias-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-em-2021. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. 2006. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Plano_Defesa_CriancasAdolescentes%20.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço. 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_19.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. 81% dos casos de violência contra crianças e adolescentes ocorrem dentro de casa. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/81-dos-casos-de-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-ocorrem-dentro-de-casa. Acesso em: 03 nov. 2021.
BRASIL. Prevenção da violência sexual e da violência pelo parceiro íntimo contra a mulher: ação e produção de evidência. Disponível em http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44350/3/9789275716359_por.pdf. Acesso em 5 mar. 2021.
BRASIL. Relatório Mundial de Violência e Saúde. 2002. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/04/14142032-relatorio-mundial-sobre-violencia-e-saude.pdf. Acesso em 16 ago. 2021.
CAMINHA, R. M. A violência e seus danos à criança e ao adolescente. In: Violência Doméstica, Brasília. UNICEF, 2000.
DIAS, Á. C. S.. Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes: contribuições para a análise do Fenômeno. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, ano 1, n°1, jul. 2006. Disponível em: http://www.unifoa.edu.br/pesquisa/caderno/edicao/01/100.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
FALCKE, D.; ROSA, L. W.; MADALENA, M. B. A.. Violência familiar: rompendo o ciclo transgeracional e seguindo em frente. In: BAPTISTA, M. N.; TEODORO, M. (Org.). Psicologia de Família: teoria, avaliação e intervenção. Porto Alegre: Artmed, 2012. p. 127-136.
GARCIA, I.; OLINGER, M.; ARAÚJO, T. Pelo fim dos castigos Físicos e Humilhantes: Manual para sensibilização de pais, mães e cuidadores de crianças. Salvador, 2010.
GUEDES, D. R.; SOUSA, L. P. A desigual divisão sexual do trabalho: um olhar sobre a última década. In: Estudos Avançados, v. 30, n. 87, p.123-139, 2016.
HOOKS, b. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Editora Elefante, 2019.
HOOKS, b. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. São Paulo: Editora Elefante, 2021.
LEITE, D. C. Palmada: educação ou violência doméstica? 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado). Curso de Educação, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3269/1/Palmada%20%20educa%c3%a7%c3%a3o%20ou%20viol%c3%aancia%20dom%c3%a9stica.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.
LIMA, L. P. A educação infantil diante da violência doméstica contra a criança: compreendendo sentidos e práticas. 2008. 232 f. Dissertação (Mestrado). Curso de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-19022009-110729/publico/dissertacaoluciana.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.
LONGO, C. S. A punição corporal doméstica de crianças e adolescentes: o olhar de autores de livros sobre educação familiar no Brasil. São Paulo: Ieditoria, 2002.
MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 71, p. 223-239, set./out. 2018.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril, 1983 (Os Economistas), p. 15-21.
REINACH, S.; BURGOS, F. A violência contra crianças e adolescentes na pandemia: análise do perfil das vítimas. Análise do perfil das vítimas. 2020. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/13-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes-na-pandemia-analise-do-perfil-das-vitimas.pdf. Acesso em: 14 nov. 2021.
REIS, D. M.; PRATA, L. C. G.; PARRA, C. R. O impacto da violência intrafamiliar no desenvolvimento psíquico infantil. Psicologia, 2018.
RIBEIRO, J. M. L. Uso da Palmada como Ferramenta Pedagógica no Contexto Familiar: Mania de Bater ou Desconhecimento de Outra Estratégia de Educação? Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 7, n. 1, São João del-Rei, janeiro/junho, 2012.
RODRIGUES, L. L. Um estudo sobre a Violência Física de pais e responsáveis às crianças e adolescentes. Em Debate, São Paulo, v. 2, n. 11, p. 79-95, ago. 2013. Semanal. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/26865/26865.PDF. Acesso em: 14 nov. 2021.
VENTURINI, F. P.; BAZON, M. R.; BIASOLI-ALVES, Z. M. M. Família e violência na ótica de crianças e adolescentes vitimizados. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jun. 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 14 nov. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ayvu: Revista de Psicologia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.