Limiares rurais nos processos de in(ter)venção da psicologia: narrando Lagoa Bonita do Sul

Autores/as

  • José Ricardo Kreutz Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i1.22211

Palabras clave:

Palavras-Chave, psicologia, pensamento, in(ter)venção, limiar, interior, território.

Resumen

Esta narrativa é uma reorganização de uma palestra proferida em 24 de outubro de 2013 por ocasião da III JORNADA DE PSICOLOGIA - PSICOLOGIA NO ESPAÇO PÚBLICO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, em Volta Redonda/RJ, no Campus Aterrado da UFF – Universidade Federal Fluminense. Agora, em 2016, o texto apresenta a narrativa de uma experiência de construção de um serviço de psicologia em um município do interior do Rio Grande do Sul chamado Lagoa Bonita do Sul realizado entre 2003 e 2007. Esta narrativa compõe estudos preliminares de uma problemática de pesquisa sobre limiares que está sendo desenvolvida no grupo de pesquisa TELURICA – Territórios de Experimentação em Limiares Urbanos e Rurais: In(ter)venções em coexistências autorais.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Ricardo Kreutz, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional - PPGPSI- UFRGS/RS (2003). Faz parte do grupo EADEM - Educação Interativa, Estudos e Movimentos. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: in(ter)venção, autogestão, cartografia, filosofia da diferença, formação de professores, signos filosóficos do aprender. Este último tema foi objeto de análise de sua tese de doutorado no PPGEdu/UFRGS defendida em setembro de 2009. Atualmente é professor Adjunto em Licenciatura em Educação do Campo a Distância, lotado no CEAD (Centro de Educação Aberta a Distância) da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), vinculado ao Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Também atua no curso de Psicologia da UFPel na disciplina de Fundamentos Sociológicos da Psicologia.

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-31

Número

Sección

Dossiê NARRAR