Figuras que irrompem no desacordo: proposições através d’A Mosca e Holy Motors

Auteurs

  • Isabel Veiga Rezende UFRJ

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22228

Mots-clés:

corpo, pessoa/sujeito, metamorfose, cinema

Résumé

O presente trabalho propõe uma análise detalhada de duas sequências dos filmes A Mosca(David Cronenberg, 1986) e Holy Motors (Leos Carax, 2016). Buscamos mostrar como ambas as passagens concentram e explicitam o desacordo entre corpo e pessoa/sujeito, inventando uma nova lógica figurativa para os protagonistas. No primeiro caso, um cientista que se transforma em inseto gigante, e no segundo um ator que se confunde com seus personagens. Nos alimentamos de uma questão cara ao cinema moderno, a saber, a insubordinação a tudo que limita o Homem a um ser biológico, comunicativo e racional. Afastando-se dos modelos naturalistas, o cinema (e as outras artes) pode então contrariar sua suposta vocação realista e experimentar o enlouquecimento das formas fílmicas, em que as forças de deformação e metamorfose agem substancialmente sobre as forças de conservação e contenção.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Isabel Veiga Rezende, UFRJ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Contato: belveigabel@gmail.com

##submission.downloads##

Publiée

2017-12-21

Numéro

Rubrique

Dossiê Cinema: pensamento, política e subjetivação