A inserção da Esquizoanálise em currículos e projetos pedagógicos de cursos de Psicologia
Análises e possibilidades
Mots-clés:
Esquizoanálise, Formação em Psicologia, Clínica, CurrículoRésumé
A Esquizoanálise de Deleuze e Guattari, a partir da crítica à Psicanálise e sua estruturação do inconsciente, traz como proposta uma nova compreensão do inconsciente, não como falta, mas como máquina de produção desejante. Este artigo é resultado de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, que teve como objetivo fazer uma análise comparativa da inserção da Esquizoanálise no currículo e no projeto pedagógico dos cursos de formação de psicólogos de duas universidades distintas: U1 e U2. Além de pesquisa teórica, foi feita uma pesquisa documental dos currículos e projetos pedagógicos das instituições. Os resultados apontam que os saberes esquizoanalíticos estão concentrados nas unidades curriculares que abordam análises macropolíticas, institucionais e grupais. Verificamos que há uma escassa presença da esquizoanálise nos cursos em questão, estando presente em apenas 5,68% das disciplinas e em 1,7% das bibliografias da U1, ao passo que na U2 ela é observada em 4,1% das disciplinas e 0,8% do total de bibliografias.
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