A inserção da Esquizoanálise em currículos e projetos pedagógicos de cursos de Psicologia

Análises e possibilidades

Auteurs

Mots-clés:

Esquizoanálise, Formação em Psicologia, Clínica, Currículo

Résumé

A Esquizoanálise de Deleuze e Guattari, a partir da crítica à Psicanálise e sua estruturação do inconsciente, traz como proposta uma nova compreensão do inconsciente, não como falta, mas como máquina de produção desejante. Este artigo é resultado de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, que teve como objetivo fazer uma análise comparativa da inserção da Esquizoanálise no currículo e no projeto pedagógico dos cursos de formação de psicólogos de duas universidades distintas: U1 e U2. Além de pesquisa teórica, foi feita uma pesquisa documental dos currículos e projetos pedagógicos das instituições. Os resultados apontam que os saberes esquizoanalíticos estão concentrados nas unidades curriculares que abordam análises macropolíticas, institucionais e grupais. Verificamos que há uma escassa presença da esquizoanálise nos cursos em questão, estando presente em apenas 5,68% das disciplinas e em 1,7% das bibliografias da U1, ao passo que na U2 ela é observada em 4,1% das disciplinas e 0,8% do total de bibliografias.

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Bibliographies de l'auteur

Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Participante do grupo de pesquisa Ensino de Geografia. Orcid-ID:  https://orcid.org/0000-0003-0576-7481. E-mail: matusalem@cefetmg.br.

Maria Clara Moreira Rosa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Monitora do Laboratório de Psicologia Social e Direitos Humanos da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Orcid-ID: https://orcid.org/0000-0002-2713-4143. E-mail: mclaramoreirarosa@gmail.com

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Publiée

2023-03-31

Numéro

Rubrique

Artigos