A inserção da Esquizoanálise em currículos e projetos pedagógicos de cursos de Psicologia
Análises e possibilidades
Palavras-chave:
Esquizoanálise, Formação em Psicologia, Clínica, CurrículoResumo
A Esquizoanálise de Deleuze e Guattari, a partir da crítica à Psicanálise e sua estruturação do inconsciente, traz como proposta uma nova compreensão do inconsciente, não como falta, mas como máquina de produção desejante. Este artigo é resultado de uma pesquisa de cunho quali-quantitativo, que teve como objetivo fazer uma análise comparativa da inserção da Esquizoanálise no currículo e no projeto pedagógico dos cursos de formação de psicólogos de duas universidades distintas: U1 e U2. Além de pesquisa teórica, foi feita uma pesquisa documental dos currículos e projetos pedagógicos das instituições. Os resultados apontam que os saberes esquizoanalíticos estão concentrados nas unidades curriculares que abordam análises macropolíticas, institucionais e grupais. Verificamos que há uma escassa presença da esquizoanálise nos cursos em questão, estando presente em apenas 5,68% das disciplinas e em 1,7% das bibliografias da U1, ao passo que na U2 ela é observada em 4,1% das disciplinas e 0,8% do total de bibliografias.
Downloads
Referências
BAREMBLITT, Gregório. Introdução à esquizoanálise. Belo Horizonte: Ed. Instituto Félix Guattari, 2010.
CASSIANO, Marcella; FURLAN, Reinaldo. O processo de subjetivação segundo a esquizoanálise. Psicologia & Sociedade, v. 25, p. 373-378, 2013.
CELLARD, A. A análise documental.In: POUPART, J. et al.. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2010.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. São Paulo: Ed. 34, 1995a.
_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. São Paulo: Ed. 34, 1995b.
_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 3. São Paulo: Ed. 34, 1996.
_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997a.
_____. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997b.
_____. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2010.
DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed. rev. São Paulo: Editora 34, 2013.
_____. Diferença e repetição. Editora Paz e Terra, 2020.
DOSSE, François. Gilles Deleuze & Félix Guattari Biografia Cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Penso Editora, 2012.
GALLO, Silvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GESSER, Veronica; RANGHETTI, Diva Spezia. O currículo no ensino superior: princípios epistemológicos para um design contemporâneo. Revista e-curriculum, v. 7, n. 2, p. 1-23, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUATTARI, Felix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. Belo Horizonte: Vozes, 1986.
GUÉRON, Rodrigo. Capitalismo, Desejo e Política: Deleuze e Guattari leem Marx. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2021.
HUR, Domenico Uhng. O dispositivo de grupo na Esquizoanálise: tetravalência e esquizodrama. Vínculo, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 18-26, jun.2012.
_____. Psicologia, Política e Esquizoanálise. Campinas, SP: Alínea, 2019.
PARPINELLI, Roberta Stubs; SOUZA, Edmilson Wantuil Freitas de. Pensando os fenômenos psicológicos: um ensaio esquizoanalítico. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, ed. 3, p. 479-487, 2005.
PASSOS, Eduardo; BENEVIDES, Regina. Clínica e biopolítica na experiência do contemporâneo. Psicol. clín, p. 89-99, 2001.
ROCHA, Marisa Lopes da. Do paradigma científico ao paradigma ético-estético e político: a arte como perspectiva nas soluções educacionais. Cadernos de Subjetividade, v. 1, n. 2, p. 235-240, 1993.
SANTIAGO, Maria Clara Carneiro; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Formação inventiva em Psicologia: problematizações à luz dos novos paradigmas da ciência contemporânea. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 16, n. 1, p. 1-15, 2021.
SEIXAS, Pablo Sousa et al.. Projeto Pedagógico de Curso e formação do psicólogo: uma proposta de análise. Psicologia Escolar e Educacional, v. 17, n. 1, p. 113-122, 2013.
SILVA, Tomaz Tadeu da.Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
SKEIKA, Jhony A. Deleuze e Guattari: Esquizoanálise e Maio de 68. Uniletras, Ponta Grossa, v. 40, ed. 1, p. 33-41, 2018.
SOARES, Leonardo Barros; MIRANDA, Luciana Lobo. Produzir subjetividades: o que significa?. Estudos e pesquisas em Psicologia, v. 9, n. 2, p. 408-424, 2009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ayvu: Revista de Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.