Matemática em Cena

utilizando filmes na sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Recortes Fílmicos Filmes, Minicurso

Resumo

O presente artigo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro, que teve como objetivo investigar as possíveis contribuições do uso de narrativas fílmicas como ferramenta didático-metodológica na contextualização de problemas matemáticos com alunos do Ensino Médio a partir da elaboração de sequência didática, baseada na metodologia da Resolução de Problemas. Buscou-se, a partir da análise feita de alguns filmes no TCC, elaborar um minicurso com o objetivo de apresentar o universo dos filmes como ferramenta didáticometodológica no âmbito da Educação Matemática. Sendo assim, fundamentado na análise dessas obras cinematográficas, foram exibidos alguns recortes fílmicos para que os autores debatessem algumas maneiras de aplicar esse recurso em sala de aula, no campo da Matemática. Neste artigo serão demonstrados a utilização de dois filmes, Quebrando a Banca (2008) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), além de direcionamentos quanto ao o que o professor deve se atentar, caso queira escolher um filme específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus de Barros Silva Cardoso Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Paulo Ricardo Freitas Maciel Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Sabrina Mendonça Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Doutorado em Educação/UERJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Referências

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2023.

INTERNET MOVIE Database. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.imdb.com/. Acesso em: 22 nov. 2024.

ROSA, R. S. DA. Filmes cinematográficos como organizadores prévios para uma Aprendizagem matemática significativa. 2016. 112 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2016.

SILVA, J. F.; MORAIS, B. M. M.; SANTOS, G. H. D. A utilização do Cinema nas aulas de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. Com a palavra professor, Vitória da Conquista, v.6, n. 16, 2021. p.33-55.

SOUTO, R. M. A. Cinema e história da matemática: entrelaços possíveis. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

YOUTUBE. [S. l.], 2024. Como ganhar um carro usando a MATEMÁTICA. Boxoffice. Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=fwoq2ZzLuQo&list=PLiWYQJN7w_Qxo0TTfDUQM4KoGjMlo7Twu&index=6. Acesso em: 23 nov. 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-27

Como Citar

HENRIQUE, M. DE B. S. C.; MACIEL JÚNIOR, P. R. F.; FERREIRA, S. M. Matemática em Cena: utilizando filmes na sala de aula. Caderno Dá Licença, v. 1, n. 2, p. p.1-8, 27 maio 2025.