Matemática em Cena

utilizando filmes na sala de aula

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Recortes Fílmicos Filmes, Minicurso

Resumen

O presente artigo resulta do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro, que teve como objetivo investigar as possíveis contribuições do uso de narrativas fílmicas como ferramenta didático-metodológica na contextualização de problemas matemáticos com alunos do Ensino Médio a partir da elaboração de sequência didática, baseada na metodologia da Resolução de Problemas. Buscou-se, a partir da análise feita de alguns filmes no TCC, elaborar um minicurso com o objetivo de apresentar o universo dos filmes como ferramenta didáticometodológica no âmbito da Educação Matemática. Sendo assim, fundamentado na análise dessas obras cinematográficas, foram exibidos alguns recortes fílmicos para que os autores debatessem algumas maneiras de aplicar esse recurso em sala de aula, no campo da Matemática. Neste artigo serão demonstrados a utilização de dois filmes, Quebrando a Banca (2008) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), além de direcionamentos quanto ao o que o professor deve se atentar, caso queira escolher um filme específico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Matheus de Barros Silva Cardoso Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

    Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

  • Paulo Ricardo Freitas Maciel Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

    Licenciatura em Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

  • Sabrina Mendonça Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

    Doutorado em Educação/UERJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos Centro

Referencias

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2023.

INTERNET MOVIE Database. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.imdb.com/. Acesso em: 22 nov. 2024.

ROSA, R. S. DA. Filmes cinematográficos como organizadores prévios para uma Aprendizagem matemática significativa. 2016. 112 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais). Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2016.

SILVA, J. F.; MORAIS, B. M. M.; SANTOS, G. H. D. A utilização do Cinema nas aulas de Matemática na perspectiva da Resolução de Problemas. Com a palavra professor, Vitória da Conquista, v.6, n. 16, 2021. p.33-55.

SOUTO, R. M. A. Cinema e história da matemática: entrelaços possíveis. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2013.

YOUTUBE. [S. l.], 2024. Como ganhar um carro usando a MATEMÁTICA. Boxoffice. Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=fwoq2ZzLuQo&list=PLiWYQJN7w_Qxo0TTfDUQM4KoGjMlo7Twu&index=6. Acesso em: 23 nov. 2024.

Publicado

2025-05-27

Cómo citar

Matemática em Cena: utilizando filmes na sala de aula. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p.1–8, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/67999. Acesso em: 5 dec. 2025.