Conjuntos com Set
Parole chiave:
Ensino de Matemática, Jogos Pedagógicos, Padrões, ConjuntosAbstract
Este artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática da UFF, aborda o uso de jogos como uma ferramenta didática para o ensino da Matemática. Acreditamos que os jogos, ao despertarem o interesse e a criatividade das crianças, podem facilitar a apropriação de conceitos matemáticos de forma lúdica. Este trabalho apresenta uma variação do Jogo Set criada pela primeira autora deste trabalho: o Conjuntos com Set. Além dos jogos em si, foram desenvolvidos materiais de apoio, como um guia pedagógico, uma versão acessível do kit do jogo e fichas de atividades. Para testar o material, foi realizada uma oficina com professores do Ensino Básico, parte do projeto Se Jogando na Matemática. Os participantes da oficina e membros da equipe avaliaram os produtos através de um formulário no Google Formulários. O feedback positivo dos participantes e a experiência realizada na pesquisa demonstraram o potencial do jogo Conjuntos Set.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALSINA, Ángel. Desarrollo de competencias matemáticas con recursos lúdico-manipulativos para niños y niñas de 6 a 12 años. Madrid: Narcea Ediciones, 2011.
ALVES, Eva Maria Siqueira. Ludicidade e o Ensino de Matemática. Papirus Editora, 2009.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2000
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, p. 07-38, 2004.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2000
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, p. 07-38, 2004.
GRANDO, Regina Célia. Palestra Jogos na Educação Matemática. 2021. Disponível em: https://youtu.be/FQ4-9FHIfqk. Acesso em: 19 jan. 2022
KISTEMANN, Marco Aurélio. Revisão de "Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática" por MUNIZ, C. A. Boletim de Educação Matemática (Online), v. 24, n. 38, p. 297-302, 2011.