Conjuntos com Set

Autores

  • Karoline Lucas de Menezes
  • Natasha Cardoso Dias
  • Wanderley Moura Rezende

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Jogos Pedagógicos, Padrões, Conjuntos

Resumo

Este artigo, resultado de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Matemática da UFF, aborda o uso de jogos como uma ferramenta didática para o ensino da Matemática. Acreditamos que os jogos, ao despertarem o interesse e a criatividade das crianças, podem facilitar a apropriação de conceitos matemáticos de forma lúdica. Este trabalho apresenta uma variação do Jogo Set criada pela primeira autora deste trabalho: o Conjuntos com Set. Além dos jogos em si, foram desenvolvidos materiais de apoio, como um guia pedagógico, uma versão acessível do kit do jogo e fichas de atividades. Para testar o material, foi realizada uma oficina com professores do Ensino Básico, parte do projeto Se Jogando na Matemática. Os participantes da oficina e membros da equipe avaliaram os produtos através de um formulário no Google Formulários. O feedback positivo dos participantes e a experiência realizada na pesquisa demonstraram o potencial do jogo Conjuntos Set.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALSINA, Ángel. Desarrollo de competencias matemáticas con recursos lúdico-manipulativos para niños y niñas de 6 a 12 años. Madrid: Narcea Ediciones, 2011.

ALVES, Eva Maria Siqueira. Ludicidade e o Ensino de Matemática. Papirus Editora, 2009.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2000

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, p. 07-38, 2004.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutoramento. Campinas: UNICAMP, 2000

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, p. 07-38, 2004.

GRANDO, Regina Célia. Palestra Jogos na Educação Matemática. 2021. Disponível em: https://youtu.be/FQ4-9FHIfqk. Acesso em: 19 jan. 2022

KISTEMANN, Marco Aurélio. Revisão de "Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática" por MUNIZ, C. A. Boletim de Educação Matemática (Online), v. 24, n. 38, p. 297-302, 2011.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Conjuntos com Set. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/69133. Acesso em: 6 dez. 2025.