Articulando Matemática e Educação Financeira Crítica

propostas de atividades com a plataforma Desmos

Autori

  • Vanessa Nunes de Souza Fundação Municipal de Niterói
  • Márcia Cristina Costa Pinto Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro
  • Helisson Ricardo Rufo Coutinho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Bruno Francisco Teixeira Simões Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Parole chiave:

Educação Financeira Crítica, Matemática, Letramento Financeiro, BNCC, Desmos Classroom

Abstract

 O presente trabalho apresenta duas propostas de atividades de Educação Financeira Crítica desenvolvidas na plataforma Desmos Classroom, com o objetivo de aproximar a matemática escolar das vivências cotidianas dos estudantes e promover reflexões sobre consumo, trabalho e planejamento financeiro. As atividades foram concebidas inicialmente para o Ensino Fundamental II, mas podem ser adaptadas para o Ensino Médio, favorecendo uma aprendizagem contextualizada e interdisciplinar. A primeira atividade, “Cadê o dinheiro que estava aqui?”, aborda o orçamento pessoal e familiar, enquanto a segunda, “Qual o valor do trabalho: Salário mínimo e Contracheque”, trata da valorização do trabalho e da compreensão dos rendimentos. Ambas exploram conceitos matemáticos aplicados, estimulando a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. As propostas articulam os conteúdos de Matemática à Educação Financeira Crítica, integrando tecnologia digital, diálogo e problematização, em consonância com as orientações da BNCC. O uso do Desmos potencializa o engajamento e a construção coletiva do conhecimento, reforçando o papel da escola na formação de cidadãos conscientes e capazes de fazer escolhas financeiras responsáveis. 

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Vanessa Nunes de Souza, Fundação Municipal de Niterói

    Professora da Fundação Municipal de Niterói.

  • Márcia Cristina Costa Pinto, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

    Professora da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

  • Helisson Ricardo Rufo Coutinho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

  • Bruno Francisco Teixeira Simões, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

EUZÉBIO, Julian da Silva. Proposta de ensino de geometria analítica utilizando o Desmos. 2018. 111 f. Dissertação de Mestrado – Programa de

Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, PR, 2018. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3833. Acesso em: 10 ago. 2021.

Organization for Economic Cooperation and Development (OECD/INFE, 2018a). Toolkit for Measuring Financial Literacy and Financial Inclusion, OECD/INFE Publishing. 2018a. Disponível em: https://www.oecd.org/financial/education/2018-INFE-FinLit-MeasurementToolkit.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

Organization for Economic Cooperation and Development (OECD/INFE, 2018b). KIT DE FERRAMENTAS OCDE/INFE PARA MEDIR

ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA E INCLUSÃO FINANCEIRA. 2018b. Tradução não oficial: Comissão de Valores Mobiliários(CVM). Disponível em:

https://www.oecd.org/financial/education/2018-oecd-infe-toolkit-for-measuringfinancial-literacy-and-financial-inclusion-portuguese.pdf. Acesso em: 10 de jan. 2021. Título original:Toolkit for Measuring Financial Literacy and Financial Inclusion.

PINTO, Márcia Cristina Pinto. Análise do letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro e

proposta de atividades de ensino. 2021. 141f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). https://profmatsbm.org.br/dissertacoes/, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. SILVA, Amarildo M.; POWELL, Arthur B. Um programa de educação

financeira para a matemática escolar da educação básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/2675_2166_ID.

pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

SERASA, Serviço de Proteção ao Crédito. Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil. São Paulo, SP, 2025. Disponível em

https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/mapa-da-inadimplencia-erenogociacao-de-dividas-no-brasil/. Acesso em 28/10/2025.

SOUZA, Vanessa Nunes de. Análise do letramento financeiro dos professores do ensino fundamental da rede municipal de Niterói e

proposta de atividades de ensino. 2021. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). https://profmatsbm.org.br/dissertacoes/, 2021.

Pubblicato

2025-12-18

Fascicolo

Sezione

Atividades

Come citare

Articulando Matemática e Educação Financeira Crítica: propostas de atividades com a plataforma Desmos. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p.1–17, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/70149. Acesso em: 11 aug. 2026.