Reflexões de um Professor de matemática lúdico
Keywords:
Gamificação, Jogos, Ensino, Educação Básica, Ensino SuperiorAbstract
Este texto apresenta reflexões sobre o conceito de ludicidade, com base em experiências vividas ao longo da trajetória docente de um professor de Matemática. As abordagens se caracterizam como relatos de práticas envolvendo jogos e dinâmicas aplicadas em momentos significativos da vida escolar, como o primeiro dia de aula, o enfrentamento do erro como fator de paralisia, e o acolhimento durante provas e testes. O texto defende a ludicidade como princípio pedagógico que extrapola a esfera da escola tradicional, abrangendo também os interesses, a realidade e as histórias de vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Compreende-se a ludicidade não apenas como um recurso didático, mas como parte integrante da cultura escolar e formativa. Ao final, ressalta-se que a escrita docente é um espaço legítimo de reflexão e reinvenção, reafirmando o amor pela educação e o encantamento pela prática pedagógica. Assim como nos jogos, o processo de ensinar exige tentativa, erro e construção coletiva, destacando o papel ativo dos educadores na transformação das práticas escolares.
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