Reflexões de um Professor de matemática lúdico

Auteurs-es

  • Pedro Nogueira de Marins

Mots-clés :

Gamificação, Jogos, Ensino, Educação Básica, Ensino Superior

Résumé

Este texto apresenta reflexões sobre o conceito de ludicidade, com base em experiências vividas ao longo da trajetória docente de um professor de Matemática. As abordagens se caracterizam como relatos de práticas envolvendo jogos e dinâmicas aplicadas em momentos significativos da vida escolar, como o primeiro dia de aula, o enfrentamento do erro como fator de paralisia, e o acolhimento durante provas e testes. O texto defende a ludicidade como princípio pedagógico que extrapola a esfera da escola tradicional, abrangendo também os interesses, a realidade e as histórias de vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Compreende-se a ludicidade não apenas como um recurso didático, mas como parte integrante da cultura escolar e formativa. Ao final, ressalta-se que a escrita docente é um espaço legítimo de reflexão e reinvenção, reafirmando o amor pela educação e o encantamento pela prática pedagógica. Assim como nos jogos, o processo de ensinar exige tentativa, erro e construção coletiva, destacando o papel ativo dos educadores na transformação das práticas escolares.

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MÚSICA

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Publié

2025-09-05

Comment citer

Reflexões de um Professor de matemática lúdico. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/69126. Acesso em: 6 déc. 2025.