Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Artigos submetidos e negados, em processo anterior, não serão avaliados.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista CANTAREIRA aceitará trabalhos originais de pesquisa das áreas de História e afins. Os mesmos devem seguir rigorosamente as normas estabelecidos no arquivo ORIENTAÇÕES GERAIS E NORMAS DE PUBLICAÇÃO. Em caso de não cumprimento das normas técnicas, o manuscrito será considerado recusado.

A Cantareira publica:

• Artigos em fluxo contínuo; 

• Artigos em dossiês temáticos com entrevista; 

• Resenhas de livros; 

• Transcrição documental comentada;

Todos os trabalhos são avaliados pelo sistema double-blind peer review. 

A Cantareira opera no Open Journal Systems (OJS 2.4.8.2). Toda colaboração deverá ser enviada pela plataforma de submissão. Em hipótese alguma serão aceitos trabalhos submetidos via e- mail. Formatos aceitos: Microsoft Word (doc e docx) e Open Office.

Ao submeter o seu trabalho, o(a) autor(a) deverá: 

• Aceitar os termos da Declaração de Direito Autoral

• Escolher a seção a qual seu trabalho se destina (Artigo Livre, Dossiê, Resenha, etc.); 

Remover a identificação pessoal no arquivo a ser enviadode modo que a avaliação cega se estabeleça. O artigo será automaticamente recusado caso haja algum tipo de identificação do autor. Para os usuários do Microsoft Office Word, as instruções podem ser encontradas neste link.
 

Dossiê Temático

Cada número do periódico é composto por um Dossiê Temático que reúne artigos que discutam, direta ou indiretamente, um eixo temático.

Esta seção não recebe propostas em fluxo contínuo uma vez que as chamadas de submissão conta com prazos divulgados na seção "Notícias".

Artigos Livres

Publicação de trabalhos sob a forma de artigos, resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica. O fluxo para recebimento de Artigos Livres é contínuo.

Resenha

Espaço destinado à publicação de resumos críticos de livros na área de História ou disciplinas afins, publicados há no máximo dois (2) anos

Transcrições

Esta seção publica fontes inéditas e de relevante contribuição para os estudos históricos acompanhadas de um comentário introdutório.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.