Chamada para publicação de artigo em Dossiê Temático (n. 30, jul. 2019)

2019-02-06

Revista Cantareira, edição nº 30 (jul. 2019)

Dossiê: Cultura escrita no mundo ibero-americano: identidades, linguagens e representações
Organizadores: Gabriel Gaspar (UFF); Pedro Henrique Carvalho (UFF); Claudio Correa (UERJ)

Livros, bibliotecas, cartas, panfletos, dentre outros, constituem-se como algumas das várias fontes possíveis para uma abordagem das práticas culturais e políticas de uma sociedade em um determinado período histórico. Eles dão conta, enquanto mídias, de preservar as ideias em circulação e falas organizadas de um indivíduo ou grupo. Expressam, assim, linguagens e identidades, tornando-se alvo de apropriações e representações diversas.

Seguindo o aparato teórico-metodológico esboçado pelo professor Roger Chartier, as reflexões que tomam o escrito como base se organizam em três dimensões. Primeiro, o estudo crítico dos textos – literários ou não, clássicos ou marginais, abertos ou fechados em cifras. Segundo, o conjunto de diferentes tradições de estudos do livro. Neste caso, a Histoire du livre, na França; a Geschichte des Buchwesens alemã; ou, a History of book na tradição em língua inglesa. Todas estas com tendências e variantes que as aproximam da história dos intelectuais ou da história das ciências ou, ainda, dos estudos sobre a materialidade dos livros. E, por último, a análise das práticas e dos usos da linguagem.

Além destas categorias, existem atualmente inúmeros estudos que dialogam com as fontes documentais escritas e com a produção de sentidos, as apropriações ou representações, sempre como novas experiências. Por isso, serão bem-vindos a compor este dossiê temático contribuições que tratem da relação entre autores, editores e leitores, de linguagens políticas, da materialidade do livro, das bibliotecas, cartas e panfletos políticos, da formação da cultura letrada, das traduções, etc. Considerando, para tanto, uma perspectiva crítica no período entre o século XVI e o primeiro quartel do século XIX.

Assim, a Revista Cantareira – periódico do corpo discente da Universidade Federal Fluminense – convida à chamada de artigos para a sua 30ª. edição. Excepcionalmente, não receberemos, nesta edição, artigos livres e resenhas. Todavia, reforçamos que a existência da recepção em fluxo contínuo possibilita a análise e possível publicação em números posteriores. Aos que tiverem interesse em colaborar, as normas e processo para publicação estão elencadas em https://goo.gl/xapk89

Os artigos para o dossiê devem ser enviados, exclusivamente, para o e-mail dossiecantareira2019@gmail.com até o dia 25 de fevereiro de 2019.