Chamada para publicação de artigo em Dossiê Temático "Fascismos e novas direitas" (n. 33, jul. 2020)
Revista Cantareira, edição nº 33 (jul. 2020)
Dossiê: Fascismos e novas direitas
Organizadores: Bárbara Aragon (PPGH/UFF) e Milene de Figueiredo (PPGH/PUC-RS)
Prazo de recepção dos trabalhos: 20 de fevereiro de 2020
Nas fendas do frágil solo da democracia liberal, têm crescido e proliferado uma experiência histórica que outrora se pensou erradicada: o fascismo; as alas mais conservadoras da direita se somou a ele e têm ressurgido com força no século XXI. Dessas fendas, imbuídos de discursos salvacionistas, abriu-se espaço para o autoritarismo, o conservadorismo, imposições e discussões moralistas cristãs, discursos racistas, teorias da conspiração relacionadas ao comunismo, aumento da repressão policial e, no caso brasileiro e em alguns países da América Latina, pedidos e consagração de golpes militares.
Assim, entre outras preocupantes questões, destacam-se algumas: Seria o fascismo um fenômeno restrito ao início do século XX, como tradicionalmente se pensou? O que estamos a ver, nestes tempos, pode ser interpretado como uma reprodução de experiências pretéritas ou é algo relativamente novo? Quais são suas principais características?
Não esquecendo da heterogeneidade dos partidos de direita e de suas expressões - marcados por uma série de particularidades históricas e conjunturais -, somou-se às novidades que o espaço midiático, através das novas mídias sociais, impuseram. Como arena de conflitos de distintas dimensões, podemos apontar como essas configurações têm estado relacionadas às “novas direitas”, cujo alguns segmentos flertam abertamente com o fascismo, o autoritarismo e o racismo. Contudo, apesar desses valores estarem relacionados, seria demasiado simplista dizer que a história se repete - e sempre da mesma forma e com os mesmos elementos. Em distintas conjunturas, há sempre a consolidação de novas estratégias e lideranças. Em diferentes contextos, alguns aspectos históricos são rescatados, enquanto outros são suprimidos ou ressignificados.
Considerando o papel das historiadoras e historiadores, a presente proposta de dossiê busca refletir, conceituar e problematizar a questão do fascismo e das novas direitas, com o objetivo de reunir e publicizar as pesquisas que discutam tais temáticas, identificando suas particularidades, suas rupturas, suas continuidades, etc. Visando uma análise mais completa e identificando a importância de conteúdo comparativo, serão aceitos trabalhos relacionados ao fenômeno do fascismo que detém-se ao período do século XX, assim como pesquisas relacionadas a atual conjuntura inserida no processo de globalização capitalista neoliberal e crise econômica global.
Neste sentido, a Revista Cantareira – periódico do corpo discente da Universidade Federal Fluminense – convida à chamada de artigos para a sua 33ª. edição. Excepcionalmente, não receberemos, nesta edição, artigos livres e resenhas. Todavia, reforçamos que a existência da recepção em fluxo contínuo possibilita a análise e possível publicação em números posteriores. Aos que tiverem interesse em colaborar, as normas e processo para publicação estão elencadas nas DIRETRIZES PARA OS AUTORES.
Os artigos para o dossiê, assim como as demais contribuições, devem ser enviados, exclusivamente, via sistema OJS.