Chamada para envio de propostas de dossiês temáticos

2021-11-03

Com o intuito de ampliar a variedade de temáticas ao redor dos dossiês temáticos neste periódico, a equipe editorial da Cantareira torna público a chamada para a proposição de dossiês temáticos. Organizadores que desejarem realizar a submissão devem encaminhar a proposta para a Revista através do e-mail revistacantareirauff@gmail.com. O campo ASSUNTO deve ser preenchido com a sentença “PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO”.

Prazos e publicações

Serão recebidas propostas até o dia 05 de dezembro de 2021 para a publicação de dossiês temáticos para as edições 2/2022 e 01/2023. Os proponentes devem indicar, no corpo da submissão, a escala de prioridade para a publicação de sua edição, a saber:

- Prioridade 01: 2/2022 ou 1/2023

- Prioridade 02: 1/2023 ou 2/2022

Após a aprovação dos dossiês, a Cantareira realizará a chamada pública para a submissão dos artigos, dentro do cronograma a ser discutido com os organizadores das propostas.

Os Dossiês temáticos reúnem uma série de contribuições sobre um determinado tema e permitem um tratamento mais aprofundado de um tópico do que normalmente é possível em uma única edição de um periódico.

Tipicamente, um dossiê abrange um mínimo de cinco artigos originais e inéditos, antepostos por uma apresentação escrita pelos organizadores, que fornece uma análise que dialoga com as pesquisas atuais ou históricas do campo e permite uma visão geral dos artigos aceitos para publicação.

A proposta deve conter as seguintes informações e ser encaminhada em documento PDF, anexo ao e-mail:

  • Nome dos organizadores do dossiê, suas afiliações institucionais (dois ou três pesquisadores, de instituições e regiões distintas do país), e-mail de contato, currículo lattes e ORCID. Serão aceitas e priorizadas parcerias com instituições estrangeiras, cujos pesquisadores devem atender as mesmas prerrogativas documentais dos nacionais brasileiros;
  • Título curto e sintético do dossiê, em português ou espanhol e inglês;
  • Apresentação da proposta e breve justificativa, em inglês e português ou espanhol, ressaltando a importância e contribuição do dossiê para o campo de estudos relacionado à temática proposta, bem como para o campo historiográfico;

Questões prioritárias e organizativas:

  • Serão priorizados os dossiês que sejam organizados por discentes, onde pelo menos um dos proponentes deve estar em um curso de doutorado de pós-graduação;
  • Serão privilegiadas as temáticas até então não abordadas em dossiês das Cantareira, bem como temas estritamente correlatos;
  • São bem-vindos recortes temáticos, temporais e geográficos pouco estabelecidos, com vista a criar uma política de indução;
  • É estritamente proibida a proposição de dossiês fechados, já que todos os artigos devem passar por avaliação dos pares;
  • A Cantareira incentiva que as propostas levem em conta a diversidade de gênero e de região dos pesquisadores;
  • Os organizadores do dossiê são responsáveis por redigir a chamada do dossiê, auxiliar na divulgação das propostas nas mídias e círculos de investigação, sugerir os nomes de pareceristas para avaliação, escrever a apresentação do dossiê e organizar as entrevistas na língua original de submissão e em inglês. Os organizadores não receberão qualquer compensação monetária pelo trabalho associado à publicação do dossiê.
  • É de responsabilidade da Comissão Editorial e não dos organizadores decidir sobre a aceitação (ou não) das submissões, seja pré ou pós-revisão, bem como comunicar as decisões editoriais aos autores e aos organizadores do dossiê. Os Editores da Seção Dossiê também são responsáveis por gerenciar o processo de revisão por pares, através de convites realizados via sistema OJS, embora os organizadores do dossiê sejam responsáveis para recomendar avaliadores em potencial.
  • A Comissão Editorial não é obrigada a aceitar qualquer manuscrito, mesmo de autores convidados, e não devem ter receio de rejeitar qualquer submissão que esteja abaixo dos padrões editoriais da  Por fim, é importante observar que os organizadores não terão acesso automático aos pareceres.
  • O processo de avaliação duplo cego por pares para artigos em dossiê é idêntico ao das submissões regulares da revista. Ao enviar seu artigo, lembre-se de selecionar a seção correta.